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Grande parte das empresas já concluiu uma venda a partir da geração de leads em redes sociais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A maioria (55%) das empresas norte-americanas concretizou alguma venda a partir da geração de leads em redes sociais, segundo um relatório apresentado em novembro de 2011 pela Webmarketing123. Dados do estudo “2011 State of Digital Marketing Report” ainda mostram que, dentre os sites de redes sociais, os comerciantes registraram o melhor desempenho no Facebook, com uma parcela de 40,7% afirmando ter realizado uma venda fruto de um lead gerado neste site, enquanto 20% afirmam o mesmo para o LinkedIn ou Twitter.

O estudo também mostra que mais da metade (68,4%) dos comerciantes afirma fazer uso de leads produzidos em sites de rede social, com o Facebook novamente se posicionando na liderança (47%), seguido por LinkedIn (34.8%) e Twitter (33.8%).

No entanto, quando os dados são segmentados por profissionais do marketing B2B (Business-to-business) e B2C (Business to Consumer) os resultados se diferem. Enquanto o Facebook gerou 73% de todos os leads dos profissionais do marketing B2C, à frente do Twitter (40%) e LinkedIn (12%), ele aparece em segundo como maior gerador de leads online para profissionais B2B, com 44,6% afirmando que o LinkedIn foi o mais eficaz neste quesito, seguido pelo Facebook (35,1%) e Twitter (31,6%).

Curiosamente, dentre os profissionais de marketing B2B, 35,3% afirmam nunca ter gerado um lead no Facebook ou Twitter.

O sucesso apresentado pelos profissionais do marketing B2C com a geração de leads no Facebook pode ser explicado pelo número de atividades que realizam neste site. A maioria (75,3%) destes profissionais afirma que sua empresa se relaciona com maior intensidade no Facebook, ultrapassando por uma grande margem os 8,4% que afirmam o mesmo para o Twitter. O LinkedIn não obteve um bom resultado neste quesito (6,2%), com um percentual inferior – inclusive – aos que afirmam não utilizar redes sociais.

Apesar de o LinkedIn ter sido apontado como o maior gerador de leads online entre os profissionais de marketing B2C, apenas 25,3% afirmam que sua marca é mais ativa neste site, o que o posiciona atrás do Facebook (34,6%) e Twitter (25,6%)..

Mais da metade (60%) dos comerciantes que participaram do estudo planejam aumentar seus orçamentos para o marketing em redes sociais no próximo ano, parcela superior aos que pretendem aumentar o montante investido em Search Engine Optimization (53,1%) e em anúncios Pay per click (40,2%). Enquanto isso, um pequeno grupo planeja diminuir os investimentos em SEO (Search Engine Optimization) e redes sociais, com aproximadamente 10% afirmando a intenção de gastar menos com PPC.