Logo E-Commerce Brasil

Governo cria pacote de R$ 486 mi para apoiar start-ups

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Governo Federal anunciará, nesta segunda-feira (20) um pacote de investimentos no valor de quase meio bilhão de reais para incentivar a indústria de tecnologia, a formação de startups e o crescimento do mercado de software no Brasil.

O plano será detalhado, em São Paulo, na manhã da segunda-feira. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso ao plano que será apresentado, o Ministério da Ciência Inovação e Tecnologia usará  486 milhões de reais do Orçamento da União ao longo dos próximos quatro anos para incentivar a formação de startups.

Inicialmente, o Ministério criará quatro centros nacionais de inovação, que receberão verbas públicas. Empresas nascentes poderão obter investimentos até o limite de 200 mil reais do Ministério, que vai tornar-se um investidor-anjo das startups. Além disso, técnicos do Ministério darão suporte burocrático às jovens empresas.

O Governo também criará uma certificação para estas jovens empresas inovadoras. O documento permitirá que estas novas empresas disputem concorrências públicas para fornecer, por exemplo, soluções de tecnologia às três esferas da administração pública.

De acordo com o jornal, o objetivo do Governo é elevar, até 2015, para 200 bilhões de reais o faturamento da indústria de TI no Brasil. Atualmente, este valor não chega a 100 bilhões de reais ao ano.  O Governo também planeja que o setor empregue 900 mil pessoas até 2015.

Os investimentos do Governo Federal serão divididos em 15 áreas: aeroespacial, supercomputação, mobilidade, defesa cibernética, computação em nuvem, petróleo e gás, saúde, educação, energia, agricultura, finanças, mineração, eventos esportivos e software livre.

Com Informações Info.