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Google Shopping é eleito o melhor comparador de preços dos EUA

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Google Shopping foi o principal portal de comparação de preços no primeiro trimestre de 2012, de acordo com uma pesquisa divulgada em maio pela CPC Strategy. Em segundo lugar ficou o site “Nextag”, enquanto a terceira colocação foi para o “PriceGrabber”. Já os portais “Shopping.com” e “Amazon” obtiveram o quarto e quinto lugar na pesquisa, respectivamente.

O estudo baseou-se nos seguintes fatores: o número total de visitantes; a receita média gerada; as taxas de conversão; o “custo por venda” – (valor dos custos dividido pelo valor das receitas); o custo médio por clique (CPC); a taxa de respostas e a qualidade dos recursos disponibilizados. Para a análise, as categorias foram classificadas por pontos, e logo após, ponderadas de maneira que o “custo por venda” valesse o dobro, e a receita e o tráfego gerados fossem 50% mais valorizados que as demais. A “Amazon” lidera no tráfego, enquanto o “Google” na receita.

O levantamento indicou que o site de comparação de produtos da Amazon (Amazon Product Ads) obteve o maior tráfego entre todos do gênero no primeiro trimestre de 2012. O Google ficou bem próximo, apresentando o percentual de 96,7% do total gerado pelo líder. Em seguida no ranking, vieram “Shopping” (80,4%), “Shopzilla” (79,6%), “NexTag” (76,6%) e “PriceGrabber” (69,6%). Quanto ao valor médio de receitas geradas, o primeiro lugar ficou com o “Google”, seguido por “NexTag” (91,5% em comparação ao líder), “Amazon” (78,3%) e “Shopping” (65,6%). Já o portal “PriceGrabber” (58,6%) passou o concorrente “Shopzilla (58%) e finalizou em 5º lugar.

Taxas de conversão do Google são de longe as melhores

A ferramenta de comparação de preços do “Google” apresentou as melhores taxas de conversão entre os 10 portais estudados, com uma média final de 2,78%, percentual menor que o registrado no último trimestre de 2011 (3,09%). Em segundo lugar, ficou o “NexTag”, com uma taxa de 2,06%, leve queda em relação aos 2,11% apresentados ao final do ano passado, e “Pronto” na terceira colocação, com 1,97%. Também figuram na lista das cinco melhores taxas o “PriceGrabber”, que passou de 1,64% para 1,75%, e o “Shopping”, com 1,71%. Não obstante, o site “TheFind” apresentou a pior taxa de conversão, com 0,71%, resultado ainda menor que os 0,8% atingidos em 2011.

Outros dados relevantes:

O “PriceGrabber” liderou o ranking dos sites de comparação pagos, com o mais baixo “custo por venda”, em 18,17%. Em seguida, ficou o “NexTag”, o qual alcançou o percentual de 20,78%. O “PriceGrabber”, ainda, apresentou os menores índices de “custo por clique” ($0,27), fato que a CPC Strategy atribui à sua capacidade de apresentar ofertas com valores abaixo daqueles encontrados nos catálogos.

O site “Become” ficou em primeiro lugar no quesito “taxa de respostas”, à frente do “PriceGrabber” e do “Shopping”. Já o “Google” foi o que apresentou os melhores recursos para os comerciantes, superando o “PriceGrabber” e o “Shopzilla”.