Logo E-Commerce Brasil

Google lança campanha para incentivar negócios mobile no Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Para ajudar empresários a tornar seus sites mobile friendly, as equipes de Search Quality e Webmaster Relations do Google estão lançando a #MobileMadness no Brasil. A campanha, que acontece no canal Google para Seu Negócio, terá início nesta quarta-feira dia 18 de março e vai até o dia 21 de abril com o objetivo de fazer com que donos de negócios e empreendedores tenham sites que possam ser acessados mais facilmente por dispositivos móveis.

Ao longo desse período serão realizados cinco Hangouts ao vivo para compartilhar noções básicas e melhores práticas para a criação de websites mobile e, ao final, será feita uma sessão de Perguntas & Respostas. Os Hangouts serão apresentados por Diogo Botelho, responsável da equipe de Search Quality do Google, com os seguintes temas:

Nos dias em que não houver Hangouts, será publicado conteúdo informativo e educacional na página do Google para Seu Negócio e na conta de Twitter do Google Brasil, como dicas adicionais para tornar seu site mobile friendly.

Após o fim da campanha #MobileMadness no dia 21 de abril, o Google irá ampliar a compatibilidade com dispositivos móveis como um sinal de classificação nos resultados de busca mobile. A alteração vai afetar mundialmente as pesquisas feitas em dispositivos móveis, em todos os idiomas, e terá um impacto significativo nos resultados de busca. Com a mudança, os sites que são mobile friendly aparecerão melhor colocados na busca, garantindo que os usuários obtenham resultados de alta qualidade e que estejam otimizados para seus aparelhos.

A sessão de Perguntas & Respostas acontecerá no dia 15 de abril e será destinada a esclarecer dúvidas sobre essa alteração nos resultados de buscas feitas a partir de dispositivos móveis.

Para ajudar os empreendedores digitais a fazer a migração para o mobile, o Google lançou no ano passado um teste de compatibilidade com dispositivos móveis, que permite verificar se um website é considerado pelos algoritmos como sendo compatível com dispositivos móveis, e se receberá o rótulo “para mobile”.