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Google continua líder absoluto no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As pesquisas por produtos e serviços na web têm se intensificado a cada dia, tornando-se um hábito por parte dos usuários que costumam efetuar compras pela internet. Estar ao alcance do consumidor nos mecanismos de busca é uma estratégia que abre a possibilidade de as empresas realizarem novos negócios e de conquistarem maior visibilidade.

Mas qual o comportamento dos usuários durante a busca? Qual a preferência desse público no momento de clicar nos resultados exibidos? Quais os buscadores mais acessados? Para responder a essas e outras perguntas, a WBI Brasil divulga a 8ª edição do Raio-x do E-commerce – Quem é quem na mente do consumidor. Realizado anualmente, o estudo busca mapear hábitos e preferências dos e-consumidores brasileiros quanto ao uso dos mecanismos de busca para a pesquisa de produtos e serviços.

O dado mais relevante do estudo é o que aponta para a o resultado que os usuários costumam clicar após efetuada a pesquisa: 85,45% disseram clicar nos resultados espontâneos, contra 14,55% que preferem os links patrocinados. Em relação à edição anterior do estudo, houve um aumento de 3,41% na preferência dos usuários pelos anúncios online.

Segundo o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, esse crescimento deve-se, especialmente, a dois fatores: a qualidade das campanhas de links patrocinados e o fato de os resultados orgânicos não atenderem à necessidade de busca do usuário no momento da pesquisa. Ele cita como exemplo o usuário que pesquisa por uma TV LED de 40 polegadas de uma marca específica. “Ele já está decidido a comprar aquele produto. Quando ele encontra na resposta orgânica apenas blogs ou sites de conteúdo, opta por clicar nos anúncios porque sabe que ali estão empresas oferecendo exatamente o que ele procura”, assinala. Sobre os links patrocinados, Kendzerski enfatiza que a qualidade dos anúncios evoluiu muito nos últimos anos, chamando mais a atenção do usuário. “Com melhores anúncios, a tendência é de um aumento na preferência dos usuários por esse tipo de mídia”, diz.

Google desponta na preferência dos usuários em relação aos buscadores

Quanto à preferência do público em relação aos buscadores, o Google lidera com folga nesse quesito, com 93,61% das menções, seguido pelo Yahoo! (1,08%), Buscapé (1,04%), Bing (0,27%) e Outros (4%).

Sobre o caminho percorrido pelos usuários, houve a constatação de que 48,3% seguiram até a terceira página, 33,65% até a segunda e 18,05% permaneceram na primeira página apresentada. “A pesquisa mostra que existe, sim, um interesse em avançar na pesquisa para encontrar exatamente aquilo que a pessoa deseja. Ao contrário do que possa parecer, esta informação demonstra a necessidade de desenvolver uma boa estratégia de Search Engine Optimization (SEO) para garantir as melhores posições além da primeira página”, assinala.

Para Kendzerski, o estudo aponta para os excelentes resultados que as empresas podem obter ao investirem em SEO. Segundo ele, em muitos casos, até 50% do faturamento com as vendas online pode ter origem na busca orgânica. Quanto aos links patrocinados, ele reforça que é uma estratégia de excelente retorno para empresas que desejam anunciar seus produtos e serviços para um público específico, sendo que há a vantagem de decidir o investimento real a ser feito.

A 8ª edição do Raio-x do E-commerce coletou 3.854 respostas junto aos participantes das edições do Café COM Internet realizadas em 2011 em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre. O público ouvido pela pesquisa é composto, em sua maioria, por executivos de negócios e profissionais das mais diversas áreas de atuação.