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Frete grátis torna os e-consumidores mais tolerantes ao prazo de entrega

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

75% dos consumidores que realizam compras em sites de e-commerce afirmam que estão dispostos a esperar até cinco dias por uma mercadoria caso seja ofertado frete grátis, enquanto metade revela que aguardaria até sete dias, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela AlixPartners. Por outro lado, apenas 12% dos entrevistados estão dispostos a esperar pela encomenda por um período de até quatro dias, seguidos pelos que afirmam aguardar até três dias (9% ) e até dois dias (4%).

Quando indagados sobre as principais razões para não comprarem pela internet, a maioria (37%) dos entrevistados revela que prefere visualizar e tocar o item pessoalmente antes da aquisição, enquanto 36% relatam que o maior empecilho é o custo do transporte.

O estudo também mostra que 59% dos consumidores reduziriam significativamente (21%) ou um pouco (38%) suas compras on-line se fossem inclusos custos de impostos adicionais no preço final da mercadoria. Os entrevistados restantes (41%) alegam que este fator não seria ponderado em sua decisão de compra.

Outros motivos citados para não comprarem em sites de comércio eletrônico são a política de retorno não amigável (20%), possibilidade da mercadoria ser extraviada ou danificada pela transportadora (17%), receio de não receber o item correto (13%), prazos de entrega muito extensos (10%), dificuldade em estar presente no momento da entrega (10%), não é possível monitorar o transporte do produto (3%) e a empresa não garante a entrega da mercadoria nos finais de semana (3%).