Logo E-Commerce Brasil

Fraudes na internet podem aumentar até 11% em 2015

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

As novas tecnologias estão cada vez mais aliadas ao cotidiano das pessoas. Por meio de aparelho conectados à internet, é possível realizar diversas ações com comodidade, entre as quais, serviços bancários e compras.

O consumidor que utilizar o seu dispositivo para adquirir produtos ou acessar a sua conta bancária deve ter cuidado. Segundo estudo feito pela ClearSale, as tentativas de golpes via aparelho móvel devem chegar a 18% neste ano. Em 2014, o número foi bem menor, cerca de 7%. Comparando os períodos, o crescimento pode atingir 11%.

O especialista em Marketing Digital, Leônidas Corrêa, da Rebellion, empresa de Marketing Digital e Soluções de E-Commerce, alerta que o usuário deve se precaver. “Primeiramente, nunca clique em links ou baixe arquivos de e-mails desconhecidos. Estes, normalmente, chegam com conteúdos dizendo que o internauta ganhou algo ou aproveita o nome de alguma instituição conhecida pedindo para validar informações pessoais”, sinaliza.

Ainda segundo o especialista, os internautas devem comprar sempre em sites confiáveis. Pesquisar sobre a página em endereços eletrônicos como o Google, Reclame Aqui, E-bit, Procon, entre outros. É importante verificar se a empresa realmente existe e o que dizem sobre ela. Na dúvida, não compre. É preferível usar formas de pagamento que asseguram a compra ou devolvam o dinheiro caso o produto não seja entregue dentro do prazo.

“Evite adquirir mercadorias, entrar no site de bancos ou digitar dados sigilosos quando estiver em computadores públicos ou compartilhados, pois pode ser que o aparelho já esteja contaminado com aplicativos maliciosos que roubam seus dados para a prática de fraudes online. Não se esqueça, os antivírus devem estar sempre instalados”, explica Mansano.

As fraudes pela internet não ocorrem necessariamente por meio de invasão a dispositivos, mas podem ser efetuadas por sites fraudulentos, e-mails falsos e também com o roubo de informações de outras fontes as quais o titular da conta não autorizou a operação.