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Fórum ECBR 23: fundadores do Buscapé, Mercado Livre e Lojas Marisa debatem o futuro do varejo

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

No palco de Investments & Commerce Track, exclusivo do Fórum E-Commerce Brasil 2023, os fundadores do Buscapé, Mercado Livre e Lojas Marisa falaram sobre o novo varejo que se desenvolve no Brasil.

Romero Rodrigues, Stelleo Tolda e Paulo Sérgio Silva, respectivamente
Imagem: Romero Rodrigues, Stelleo Tolda e Paulo Sérgio Silva, respectivamente

Abrindo as contribuições, Paulo Sérgio Silva, membro do conselho da Marisa, falou que cada vez mais é comum a mistura entre indústria e varejo, sendo que hoje em dia ambos conversam com os consumidores. 

É preciso, de acordo com o conselheiro, que as indústrias conheçam os dados de seus consumidores. A melhora da relação entre empresas e clientes é uma mudança essencial nos novos parâmetros do varejo. “As pessoas estão atentas e, apesar do varejo estar da mesma maneira há muitos anos, chegou o momento de fazer diferente”, afirmou o executivo. 

Investindo no Brasil 

Ademais, Romero Rodrigues, co-fundador do Buscapé, comentou que o Brasil passa por um momento de turbulência, uma mudança no ticket médio está acontecendo e por conta disso as empresas devem se manter atentas. “Momentos de contração econômica são os que geram os maiores lucros”, detalha. 

Stelleo Tolda contou que apesar do longo período de existência do Mercado Livre, o investimento financeiro deve ser uma constante, pois “ainda há o que ser feito”, acredita o empresário. 

“No curto prazo, o varejo ainda tem uma população endividada, empobrecida; é necessário uma tranquilidade para trazer investidores para o Brasil e o empreendedor brasileiro é resiliente”, adicionou Silva. 

Apesar das dificuldades, os três empreendedores acreditam no potencial do varejo e do investimento na área, ressaltando sempre que a experiência do cliente e a tecnologia devem ser o core do negócio.

Rodrigues finalizou: como investidores, as pessoas devem estar em não consenso com o mercado, um setor com dificuldades pode ser um catalisador para mudanças de hábitos. 

“Momentos de crise representam oportunidades para mudar o comportamento, nunca desperdice uma crise.”, concluiu o investidor.