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Fórum E-Commerce Brasil 2023 reforça importância de vendas online e encontra forte aliado no marketing de afiliados

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Fórum E-Commerce Brasil chega à sua 14a edição neste ano, com evento a ser realizado entre 25 e 26 de julho no Transamérica Expo Center. Reunindo os maiores nomes do varejo, o encontro também irá discutir o cenário pós-pandemia, uma vez que, mesmo após a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar o fim da emergência de saúde pública para a Covid-19, quando o distanciamento social fez com que muitos consumidores tornassem mais frequente o hábito de consumir online, o e-commerce continuou em alta.

Rakuten Advertising - Marketing afiliados
(Foto: Freepik)

Após reestruturar estratégias e ganhar a confiança do consumidor que se viu forçado a recorrer à internet e a rever seus hábitos de consumo, as vendas online vivem hoje um novo momento de especialização.

“Estratégias de marketing digital deixam de ser um diferencial e se tornam obrigatórias a qualquer varejista que precisar manter as vendas em crescimento. E o marketing de afiliados é uma forma de fazer mais gastando menos – um cenário ideal para momentos de reajustes financeiros, como o que vivemos hoje”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente no Brasil da Rakuten Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital.

Mesmo em meio a um cenário de adversidades financeiras, o brasileiro está gastando mais. Um levantamento da Rakuten Advertising apontou uma tendência de maiores despesas com presentes em datas comemorativas em 2023, como aconteceu no último Dia das Mães, por exemplo.

Em maio passado, a empresa detectou um aumento de 15% no número de cliques em anúncios do e-commerce na semana que antecedeu o Dia das Mães, em comparação com o mesmo período de 2022. Quanto ao ticket médio das compras online de presentes para as mães, o crescimento foi de 25%. Além disso, as transações concretizadas após cliques em anúncios veiculados por parceiros de conteúdo também subiram significativamente nesse ano.

Por trás das estratégias 

Para colher esses frutos, as empresas investiram em estratégias de marketing digital, especialmente em parcerias com afiliados. Esse ecossistema de produtores de conteúdo de nicho atende às necessidades do público durante toda a sua experiência de consumo, contemplando cada etapa da jornada do consumidor, desde o descobrimento até a fidelização. 

Dentro das iniciativas de marketing digital no e-commerce, uma das que se tornaram mais recorrentes é o cashback, que permite ao comprador receber de volta uma parte do dinheiro gasto em uma aquisição. Aplicada tanto para o momento de descoberta – quando os usuários têm acesso às lojas parceiras de plataformas de cashback – quanto para a etapa de fidelização, na qual o dinheiro de volta serve como incentivo ao retorno do cliente para futuras compras, a prática cresce cada vez mais no gosto do brasileiro.

De acordo com um estudo realizado pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), 55% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras em lojas que oferecem o cashback como benefício. Um dos fatores que leva o “dinheiro de volta” a atrair e reter mais clientes do que o desconto é o fato de ser voltado a uma parcela selecionada de consumidores recorrentes, atingindo de forma efetiva aqueles que têm cadastro na plataforma. Isso permite direcionar a oferta de acordo com perfis de consumo e região, entre outras sub segmentações. 

Mas o marketing de afiliados compreende muito mais do que a oferta de descontos e promoções. Influenciadores digitais, por exemplo, costumam integrar o processo de descoberta, seja como produtores de conteúdo, por meio da divulgação de sites de e-commerce e até mesmo incentivando a conversão com a oferta de cupons de venda e links de pagamento com desconto. 

E os canais de influenciadores não são limitados às redes sociais, como muitos pensam. Afiliados parceiros podem ser produtores de conteúdos de blogs, parcerias em canais de notícia e até mesmo em outros canais de comunicação, como por exemplo a canal de bate papo instantâneo Discord. 

Uma estratégia de afiliados bem desenhada pode ser o turning-point que uma varejista busca para alavancar suas vendas online mesmo sem orçamentos astronômicos. “Pensar em marketing de afiliados é ir muito além da estrutura básica do marketing digital. É um mergulho profundo em um ecossistema rico, inovador e que permite pensar de forma mais inteligente, utilizando todos os recursos disponíveis para não só economizar, mas ainda com alto potencial de incrementar a receita recorrente”, afirma Tanisho.

Durante os três dias do Fórum E-Commerce Brasil 2023, a empresa irá representar o setor e dividir as constantes novidades que o marketing de afiliados desenvolve para apoiar parceiros e garantir o crescimento constante do ecossistema. 

Para saber sobre estratégias de afiliados e marketing digital, acesse o site.