São 21 anos de experiência no e-commerce, isso mesmo, mais de duas décadas entregando flores a partir de vendas online. Estamos falando da Euroflorist, que foi fundada em 1982, na Suécia, e está atuando no varejo online desde 1995. Laszlo Varga, CEO da Euroflorist, palestrou no Fórum de E-Commerce Brasil, evento que acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e reúne os principais profissionais e empresas do Brasil do setor de comércio eletrônico.
A Euroflorist fatura cerca de US$ 150 milhões e entrega 2,3 milhões de “sorrisos” anualmente, como eles mesmo definem. “Existimos para que amigos e familiares se sintam felizes. Isso que é nos move. Existimos por causa da felicidade. A flor é o método de buscar o sorriso, isso que importa”, exemplifica Varga.
Em 2009, quando Laszlo se tornou CEO da empresa eram apenas 10 funcionários e eles não faziam um trabalho personalizado por país. Atualmente a empresa mantém um gerente em cada país de atuação. “A Euroflorist tem a inovação em seu DNA. Mas o segredo não é só ser inovador, precisa ter adaptação. A Europa não é só um país, são vários costumes e para sobreviver precisávamos ter essa adaptação em nosso DNA”, revela Varga.
A Euroflorist não tem flores em seu estoque, na verdade o modelo de negócio da empresa é fazer a entrega de uma flor que foi comprada às 10 horas, em Paris, em Londres, em poucas horas. “Lançamos o nosso primeiro site em 1995, na Suécia. Surgimos antes do Google e da Amazon e somos uma das primeiras 100 empresas de e-commerce do mundo”, recorda o CEO.
Preferências dos consumidores por países
– Reino Unido: preferem código de desconto
– Alemanha: buscam confiança pela marca. Além disso, o alemão não compra durante a hora de trabalho
– Escandinávia: os consumidores preferem comprar pela parte da manhã
– Noruega: as pessoas não gostam de código de desconto
– Bélgica: os consumidores não são adeptos as novas tecnologias, inclusive o mobile. Mas são muitos rigorosos com ortografia.
Investimento
Laszlo confidenciou que investimento em adwords foi fundamental para o aumento das vendas e para fidelização dos clientes pela marca. “Investimos cerca de 15 milhões por ano em adwords. Um fator que considero muito importante é que nós conhecemos os nossos clientes e fazemos todo esse controle dentro da própria empresa. Nós achamos que é de vital importância ter o controle interno de tudo. As nossas campanhas possuem 800 mil termos de busca única”, revela Varga.
Tendência
“Nós ainda estamos no estágio inicial na questão de usabilidade, mas já estamos no caminho para alcançar e melhorar isso. Temos em nossa equipe algumas pessoas para trabalhar conversão e retenção. Mudar o botão de lugar ou aumentar o botão pode ser fundamental para as vendas. Trabalhamos toda essa questão com muito detalhe. Analisamos, criamos, otimizamos, testamos, aprovamos ou descartamos”, complementa Laszlo.
O CEO aconselha que as pessoas e empresas precisam ser inovadoras e, principalmente, se adaptarem, sendo o segredo ser muito rápido. “O nosso próximo passo é ter um site que se adapta ao cliente. Não digo nem a adaptação do consumidor da Alemanha para a Suécia, mas sim entre os próprios clientes. Tem consumidor que quer comprar rápido, em um clique, mas já tem outro que prefere navegar por tudo antes de finalizar a compra. Ter essa usabilidade para cada cliente, isso mesmo, o site se adaptar para cada consumidor. E que fique claro, não estou falando de site responsivo, mas sim de site dinâmico”, finaliza Laszlo.