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FIPE/Buscapé aponta queda média de preços de 0,52% no comércio eletrônico

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de 0,52% no último mês de março. No período de 38 meses de acompanhamento dos preços no comércio eletrônico brasileiro

O Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de 0,52% no último mês de março. No período de 38 meses de acompanhamento dos preços no comércio eletrônico brasileiro, observa-se que em 76% dos meses houve queda de preços. Pode-se observar, entretanto, que houve aumento médio de preço em cinco dos últimos oito meses, ainda refletindo a desvalorização do real e seu impacto sobre os preços dos produtos importados, embora a variação acumulada neste período de oito meses tenha sido negativa em 0,3%, em função da expressiva queda de -2,44% em dezembro/13.

Também em março houve grande predominância de grupos com quedas de preços, com destaque  para os Eletrônicos (-0,91%), Eletrodomésticos (-0,75%), Telefonia (-0,61%), Casa e Decoração (-0,46%), Moda e Acessórios (-0,36%) e Informática (-0,18%).. Das 204 categorias pesquisadas, 122, ou 60%, tiveram queda média de preço de -0,69%, com destaque para: “jogo de banho” (-5,46%), “armário de cozinha” (-4,46%), “climatizador” (-2,14%), “ar condicionado” (-2,12%), “micro/mini system” (-1,48%), “centrífuga de alimentos” (-1,35%), e “lavadora de alta pressão” (-1,21%). Das 204 categorias de produtos pesquisadas no mês, 82, ou 40%, tiveram aumento médio de preço de 0,43%, com destaque para: “capa para tablete” (2,51%), “bola de futebol” (1,86%), “PC” (1,60%), “frigideira” (1,17%), “esteira” (1,14%), “elíptico” (1,05%), “cooler para bebidas” (1,02%) e “plataforma vibratória” (0,68%). Observa-se entre os produtos com maiores aumentos mensais de preços em março/14 uma predominância de categorias de Esportes e Lazer, que no seu todo teve aumento de 0,39% .

No acumulado de doze meses, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,48%. De de novembro/12 foi observada uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice Fipe Buscapé, mas de qualquer forma a série de 27 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 26 quedas de preços e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual média de -1,5% neste primeiro trimestre de 2014, que deve aumentar um pouco ao longo do ano caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.

A pesquisa aponta ainda que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 6,5% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período entre Fev14/Fev13, mas que esta tendência mantém queda desde novembro de 2012 – quando era 13% inferior – devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que por sua vez têm importante participação no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.

No período anual Mar14/Mar13, dos 10 grupos pesquisados, quatro apresentaram aumento de preço, e seis redução, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vão de uma queda de -8,46%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 3,49%, em Eletrodomésticos. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 143 categorias de produtos pesquisadas, 83 (58% do total) tiveram aumento médio de preço de 3,55%, e 60 (42% do total) tiveram uma queda média de preço de -4,88%. O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-8,46%), muito influenciado por “chuteira” (-15,50%) e “tênis” (-14,96%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,58%) – influenciado pela redução de -9,41% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por “Eletrônicos” (-5,33%), devido principalmente às quedas em “micro system/mini system” (-5,97%), “TVs” (-5,96%), “home theater” (-4,68%) e “blue-ray player” (-4,67%). O quarto grupo foi Fotografia (-4,27%) – influenciado pela queda de -5,77% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que tem expressivo peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 3,49% no período Mar14/Mar13, com destaque para: “triturador de alimentos” (29,34%), “climatizador” (11,33%), “ventilador/circulador” (7,02%), “chuveiro/ducha” (6,61%), “freezer” (6,55%) e “ar condicionado” (4,78%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Mar14/Mar13, além dos já citados, foram: “chuteira” (-15,50%), “tênis” (-14,96%), “dock station” (-10,90%), “camisa de time de futebol” (-8,23%), “leitor de e-book” (-6,25%), “tablet” (-5,53%), “depilador elétrico” (-5,06%), “mala” (-4,82%) e “scanner” (-4,31%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (30,43%), “processador” (10,21%), “estabilizador” (5,79%), “porta retrato digital” (5,00%) e “microondas” (4,45%).

A queda de -1,48% do Índice FIPE/Buscapé no período Mar14/Mar13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,68% e 3,98%, respectivamente, no período Fev14/Fev13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

Por: DCI