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Filme live-action da Barbie impulsiona a procura por produtos no comércio online

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Lançada há 64 anos pela Mattel, a boneca Barbie está mais famosa do que nunca ao virar uma tendência mundial com o lançamento do filme live-action, dirigido por Greta Gerwig e distribuído pela Warner Bros. De acordo com os dados do Pinterest, em maio deste ano as buscas globais pelos termos “Barbiecore” e “moodboard Barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, comparado com o mesmo período do ano passado.

O Barbiecore, a tendência que enaltece o rosa-choque característico da boneca, está ganhando adesão de milhares de pessoas pelo mundo, impulsionando uma busca por produtos que tenham inspiração no universo da Barbie. São roupas, sapatos, utensílios para casa, alimentos, itens de decoração que conquistaram o coração do público e sinalizam para os negócios uma oportunidade de aumentar suas vendas.

Em entrevista com Fernanda Silva, Head de Social em São Carlos da Media.Monks no Brasil, mesmo sem o licenciamento de marca, o momento é oportuno para investir em “alimentos como comidas e bebidas na cor rosa, decorações com ambientes inspirados na casa da Barbie e itens de beleza com maquiagens inspiradas nas diversas bonecas.”

Usando o licenciamento de marca como estratégia

No último mês, o mercado brasileiro foi inundado por produtos licenciados da Barbie. As grandes varejistas C&A, Riachuelo, Renner e Zara lançaram em suas lojas físicas e digitais, coleções inspiradas nas roupas e acessórios do universo da boneca. Junto a elas, Melissa e Ipanema também aproveitaram a onda e lançaram modelos de calçados também inspirados nas cores e estampas da tendência.

As coleções não apenas celebram a chegada do fenômeno barbiecore, mas também promovem uma experiência de compra que oferece ao consumidor a oportunidade imersiva no universo da Barbie. As lojas físicas foram decoradas com caixas instagramáveis do tamanho real para os consumidores tirarem fotos, carros e andares exclusivos com produtos da nova coleção. Já no comércio digital, banners no site levam o consumidor para a seção com todos produtos, facilitando o processo de compra.

Cliente experimenta caixa gigante da Barbie em loja na Av. Paulista (Foto: Maria Isabel Oliveira/O Globo)

Um “boom” nas buscas online

O e-commerce sentiu os impactos positivos da demanda e, como esperado, o lançamento do filme turbinou as buscas pelos produtos da boneca na internet. Entre os itens mais procurados estão as bonecas, patins, fantasias e até artigos de festa.

De acordo com o levantamento da startup Nubimetrics, a palavra “Barbie” lidera as buscas online. Os produtos vão desde objetos (roupas, sapatos, itens de decoração etc.), seguido por bonecas e bonecos e pela casa da Barbie, que aparece em 3º lugar no ranking dos produtos mais buscados.

Os dados também mostram que a Mega Casa dos Sonhos da Barbie subiu 195 posições no ranking de buscas, por exemplo, tornando-se um dos itens mais procurados da mesma categoria. Ainda na categoria brinquedos e hobbies, também aparece na pesquisa os patins com o tema da personagem, que inclusive, são usados pela personagem no filme.

Ainda neste mês, a Mattel, fabricante de brinquedos e responsável pela marca, lançou sua loja oficial no Mercado Livre. A proposta é apostar no crescente e-commerce brasileiro para ampliar suas vendas digitais no Brasil em 2023. Segundo a fabricante, um dos objetivos é aumentar a quantidade de canais de venda no país, indo além apenas do comércio focado junto a grandes lojas varejistas.

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Loja oficial da Mattel no Mercado Livre (Foto: Divulgação)

Com o comércio eletrônico, os clientes terão mais opções de compra ao escolher uma ampla variedade de produtos em um só lugar, além de selecionar a melhor forma de pagamento e garantir a entrega rápida do produto com o Mercado Livre.

Fazendo um bom uso das redes sociais

Outro assunto comentado na entrevista com a Head de Social foi a importância de promover no e-commerce e redes sociais uma experiência de compra semelhante ao mercado físico.

Fernanda comentou que é bom apostar em usos de filtros e reacts nas redes sociais para aumentar a interação dos clientes, “a primeira tendência no digital sobre o filme foram os filtros de Instagram e TikTok por exemplo, onde é possível recriar cenários, inserir frases e permitir uma interação maior entre o usuário e a experiência online.”

Nesse sentido, a coleção Barbie x Forever 21 foi inovadora ao apresentar uma experiência Roblox com uma loja no metaverso desenvolvida em parceria com o Virtual Brand Group (VBG), o grupo atua como um designer de moda web3, desenvolvedor de jogos e varejista especializado em criar experiências imersivas no metaverso. Com o uso da tecnologia Layered Clothing de Roblox, foi possível criar as roupas 3D da coleção para se ajustarem perfeitamente a qualquer tipo de avatar.

Forever 21 cria loja no Metaverso com avatares no ambiente da Barbie (Foto: License Global)

A Head de Social acrescenta que, mesmo aproveitando o sucesso do filme, é importante os lojistas ficarem sempre atentos às próximas tendências para manter o alto volume de vendas e engajamento da marca com os assuntos que serão trending topics. Como por exemplo, relacionar a sua marca com a estreia da seleção feminina na Copa do Mundo. Ficar de olho no conteúdo gerado pelo usuário nas redes sociais é uma boa alternativa para se manter atualizado e pensar as estratégias de venda.