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FIC 2016: marketing de conteúdo é presente e futuro das agências e negócios

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

“A construção de engajamento através de conteúdo está mudando o cenário de negócios e das pessoas, todos à procura de construir credibilidade, influência e confiança”, explica Mark Masters, keynote speaker do Fórum de Interatividade e Comunicação – FIC2016, que acontece dia 5 de outubro, em Porto Alegre (RS) e no dia 6 de outubro, em São Paulo (SP). Ele está falando de um grande mercado chamado de Marketing de Conteúdo, em que os velhos padrões da publicidade de focar no produto já não surtem efeito com o novo consumidor.

A Revolução do Conteúdo é o tema da 12ᵃ edição do FIC 2016, que traz representantes de grandes players como Google, Buzzfeed, Spotify, Seekr; Comic Con Experience e produtores independentes como o grupo de mídia global VICE; Youtubers e Start-ups com suas experiências sobre o assunto.

Os dados do mercado de conteúdo no mundo ainda são difusos, mas algumas pesquisas mostram seu poder de transformação. Segundo a consultoria DemandMetric, o marketing de conteúdo gera o triplo de leads do que o marketing tradicional e custa 62% menos.

De acordo com a AdBlock Report 2015, no ano passado 200 milhões de pessoas no mundo utilizavam software de bloqueio de anúncios em seus computadores. Outro levantamento (Newcred) indicou que o tempo médio que as pessoas ficam em um conteúdo relevante para elas na internet é de 37 segundos, muito além dos 5 segundo que se tem para pular o anúncio nas redes sociais.

No Brasil, a recente pesquisa ContentTrends- Tendências do Marketing de Conteúdo 2016, confirma a tendência, indicando que cerca de 70% das empresas já utilizam Marketing de Conteúdo; 25.68% das agências que adotam marketing digital para si mesmas utilizam marketing de conteúdo e 27.75% das empresas de médio porte adotam Marketing de Conteúdo.

Em termos de investimento, as organizações investem, em média, 28,1% do budget de Marketing em Marketing de Conteúdo e 69% pretendem aumentar esse valor em 2017. Os conteúdos mais produzidos são posts em blogs; posts em redes sociais, vídeos e e-books.

“A revolução do Conteúdo é um tema instigante e desafiador para todos que se interessam pelos novos modelos de comunicação, entretenimento e marketing. Especialmente aqueles que procuram entender onde as relações humanas e as marcas se encontram nesse novo ecossistema cada vez mais sem fronteiras, distribuído, complexo e desafiador”, destaca o curador do FIC 2016, Cesar Paz, um dos principais empreendedores do mercado digital brasileiro e um dos fundadores da AG2 Nurun – Grupo Publicis e da ABRADi-RS.  

O FIC 216 é promovido pela ABRADi-RS (Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Regional Rio Grande do Sul) e ABRADi-SP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Regional São Paulo) e direcionado aos profissionais de Marketing e Tecnologia da Informação, agências de comunicação, start-ups, agentes digitais e empresas nativas da economia pós-digital.

Serviço:

O que: Fórum de Interatividade e Comunicação – FIC2016

Porto Alegre: 05 de outubro (quarta-feira)

Horário: das 8h às 19h

Local: Centro de Convenções Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300 – cristal) – Porto Alegre -RS

Inscrições: http://fic2016.com.br

Valor: 3ᵒ lote – R$ 380,00

As palestras em inglês terão tradução.

Credenciamento para imprensa Porto Alegre:

www.reversocomunicacao.com.br/site/cadastro_fic.php

São Paulo: 06 de outubro (quinta-feira)

Horário: das 8h às 19h

Local: Centro de Eventos PRO MAGNO (Rua Samaritá, 230, Casa Verde) – São Paulo, SP

Inscrições: http://fic2016.com.br

Valor: 3ᵒ lote – R$ 408,00

As palestras em inglês terão tradução.