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Faturamento do e-commerce brasileiro deve ser de R$2,6 bilhões no Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com a e-bit, o faturamento do e-commerce no Natal de 2011 deverá crescer 20% em relação a 2010, alcançando um valor de cerca de R$2,6 bilhões. No ano passado, o crescimento foi de 40%. Atualmente, o Natal representa aproximadamente 15% do total de pedidos no ano dentro do comércio eletrônico, o que o torna a data mais aguardada por fabricantes e varejistas.

Entre os fatores que contribuíram para essa desaceleração estão menor crescimento econômico, queda no poder de compra, a crise internacional que vem afetando a economia, e a motivação para a aquisição de produtos de maior valor agregado, com parcelamento de longo prazo. Além disso, a greve dos Correios impactou de forma negativa as vendas do comércio eletrônico.

Em compensação, o mercado estará mais preparado para o período, aumentando a confiança e transmitindo mais segurança para o consumidor. O número de pedidos deverá ser 25% maior em relação 2010, e o tíquete médio deve se manter em torno de R$ 350,00.

No que diz respeito à logística, ao longo deste ano, os varejistas investiram em infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional para evitar que os problemas ocorridos anteriormente voltassem a acontecer. De acordo com Cris Rother, diretora da e-bit, os e-consumidores devem se preparar e seguir alguns passos para garantir um Natal tranquilo, com todos os presentes entregues. Entre eles estão realizar compras com antecedência, para garantir que seus presentes cheguem a tempo das comemorações e sempre estar atento ao realizar uma compra virtual, certificando-se da seriedade da loja e também das condições oferecidas.

Para a data sazonal, a e-bit prevê que os produtos mais procurados para preencherem os carrinhos virtuais dos e-consumidores deverão ser “Eletrodomésticos”, “Informática”, “Eletrônicos” e “Saúde, beleza e medicamentos”.