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F-Commerce cresce 8,8% no Reino Unido

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

12% dos usuários do Facebook no Reino Unido afirmam ter feito compras em lojas de varejistas na rede social, de acordo com dados de um novo estudo apresentado pelo eCustomerServiceIndex (eCSI) da eDigitalResearch e IMRG.

Os dados apontam para um crescimento de 8,8% no f-commerce (comércio pelo Facebook) em apenas quatro meses, resultado do trabalho intenso dos varejistas que cada vez mais estendem suas operações de comércio para esta plataforma. O estudo também revela que 25% dos consumidores acessam o Facebook mais uma vez por dia, o que representam uma parte considerável de todos os clientes e de grandes oportunidades para os varejistas.

Os resultados da pesquisa ainda mostram que quase a totalidade (97%) dos consumidores planejam conectar-se neste natal para fazerem suas compras online, com mais de ¼ ou 27% planejando utilizar seus smartphones para navegar e comprar, enquanto e 9% devem fazer o mesmo a partir de um iPad.

Em 2011, diversos recursos implementados pelo Facebook proporcionaram a entrada de inúmeros varejistas que migraram para a plataforma com o propósito de conectar-se a seus clientes. Além disso, a introdução de check-ins e do Facebook deals no início do ano permitiu que varejistas fornecessem informações e ofertas baseadas na localização dos consumidores, enquanto as ferramentas de marcação de fotos e cronogramas possibilitam a estas empresas se comunicarem não só com seus fãs, mas com seus amigos também, aumentando sua rede de contato.

Os resultados também destacam a crescente influência dos meios de comunicação social e das opiniões dos clientes sobre a decisão de compra dos consumidores. Mais da metade (61%) dos compradores afirma ter sido influenciado por uma opinião negativa de outro cliente em sites de redes sociais ou de outro gênero, o que gera para os varejistas a importância de assegurar uma experiência de compra e atendimento excepcional ao cliente.

Para o Diretor de Marketing e Comunicação do IMRG, David J Smith, o Facebook e outros sites de mídia social desempenham um papel crucial para o varejo em termos de compromisso com os consumidores. Embora estes resultados revelem que 12% dos consumidores foram incentivados a fazer compras através do Facebook, o canal é muito mais que um registro de venda. As redes sociais tornaram-se parte integrante da internet, assim os consumidores sentem-se confiantes em opiniões presentes nesta plataforma, principalmente de amigos e familiares, ressalta David. Ele ainda acrescenta que, como a maioria (61%) dos consumidores afirma ter sido influenciada por opiniões negativas, monitorar a reputação da marca nunca foi tão importante ou difícil.

Com informações de E-commerce News