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Ex-Walmart é aposta de comércio eletrônico do Pão de Açúcar

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O rapaz que chegou hoje cedo, meio sem graça, com jeitão de vinte e poucos anos, no prédio de uma das maiores empresas de comércio eletrônico do país terá tempos difíceis pela frente.

É o primeiro dia de trabalho do paulistano Flávio Dias na CNova, companhia que reúne as operações online de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, um negócio que movimentou R$ 6,1 bilhões em 2015.

Aos 39 anos, Dias está assumindo o posto que até o início de janeiro foi do executivo German Quiroga, um veterano da internet, que deixou a empresa do Grupo Pão de Açúcar depois de quase oito anos.

A saída de Quiroga coincidiu com o momento em que a CNova divulgou ao mercado a descoberta de desvios de produtos, por funcionários, nos centros de distribuição.

A fraude gerou um rombo estimado em R$ 110 milhões nas contas da empresa e fez com que ela se tornasse alvo de processos judiciais nos Estados Unidos, onde tem o capital aberto desde 2014. Somam-se a isso uma desaceleração nas vendas do e-commerce em todo o país e números negativos no balanço da Cnova.

Entre janeiro e setembro do ano passado, a empresa teve uma perda operacional de R$ 60 milhões no Brasil. O balanço consolidado de 2015 ainda não foi divulgado, mas os dados preliminares apontam queda de 20% nas vendas durante o último trimestre do ano – que é historicamente o melhor do setor.

A aposta do grupo francês Casino, que desde 2012 controla o Pão de Açúcar, no executivo é grande. No meio de uma recessão econômica, Dias terá de fazer a empresa ser mais rentável.

“Sabia dos desafios quando aceitei a proposta”, disse na semana passada, em sua primeira entrevista desde a contratação. “Mas sempre gostei da possibilidade de fazer algo grande.”

Flávio Dias é um nome conhecido no e-commerce. Engenheiro de Produção, ele teve o primeiro contato com o comércio eletrônico quando ainda era estagiário na Philips, há 17 anos.

Lá, cuidou da divisão que negociava a venda de produtos da marca para o varejo online. A multinacional holandesa chegou a ser, na época, a principal fornecedora das varejistas brasileiras que se aventuravam no universo virtual.

O contato com as principais empresas do setor levou Flávio Dias para o outro lado do balcão: ele foi contratado pela Magazine Luiza, quando a rede começava a estruturar sua operação de e-commerce. De Franca (SP), onde fica a sede da varejista da família Trajano, o executivo partiu para sua principal experiência até aqui: lançar no Brasil o site Walmart.com.

Em 2008, ele e uma equipe de 20 pessoas colocaram no ar, no Brasil, o site de vendas da maior varejista do mundo. Em seis anos, o número de produtos à venda na plataforma online passou de 11 mil para 3 milhões e o quadro de funcionários chegou a ser de 1,2 mil pessoas.

Fonte: Exame