Durante a abertura do IRCE 2013, maior feira sobre e-commerce no mundo, a comitiva brasileira acompanhou em Chicago (EUA) debates sobre como aumentar os resultados de uma operação de comércio eletrônico
A Amazon e suas ações com foco no aumento de performance de um e-commerce foram temas de diversas palestras no primeiro dia da maior conferência sobre comércio eletrônico no mundo, o Internet Retailer Conference & Exhibition (IRCE 2013), que acontece de 4 a 7 de junho e é promovido anualmente em Chicago, nos Estados Unidos. A palestras foram realizadas em um auditório somente para temas específicos sobre a gigante norte-americana, chamado de Amazon & me.
A comitiva brasileira é organizada pela missão da Rakuten, marketplace de referência no Brasil e exterior, que também está realizando visitas técnicas para interação diretamente com executivos das maiores operações de comércio eletrônico dos EUA.
Para o gerente de marketing da Chaordic (www.chaordic.com.br), Roberto Kakihara, que integra a missão brasileira durante o evento, a estratégia da Amazon de fidelização de clientes e recomendação de produtos são ações essenciais que destacam a empresa como um dos maiores marketplaces virtuais do mundo.
“Nos últimos anos, a empresa vem lançando poderosas iniciativas como o Amazon Prime, um serviço de assinatura de frete grátis que garante a entrega de milhares de produtos em até dois dias úteis. Não por acaso, a Amazon vende hoje o equivalente a mais de 50 bilhões de dólares e suas ações são referências para e-commerces em todo o planeta” – destaca Kakihara. A Chaordic atua no desenvolvimento de soluções de personalização para e-commerce e é um dos principais cases de uso do AWS (Amazon Web Service) no Brasil.
Veja abaixo as 5 dicas utilizadas pela Amazon que ajudará a melhorar a performance do seu e-commerce:
1) Facilite o registro e deixe o login permanente: Se o varejo tradicional não necessita de cadastro para fazer uma compra, por que o e-commerce solicita inúmeras informaçoes? Use o Facebook Connect ou qualquer outro API para facilitar o primeiro cadastro. Além disso, deixe o login permanente para poder capturar dados valiosos de seus clientes.
2) Não tenha medo das avaliações dos produtos: a internet é colaborativa e se as avaliações não forem feitas no seu site, será feita em outro lugar e você não terá saberá o que estão falando sobre sua empresa. Aproveite o feedback dos clientes para melhorar seus produtos. Além disso, as avaliações d eprodutos ajudam no SEO.
3) Utilize a recomendação de produtos baseada no comportamento de navegação e compra dos seus clientes. A recomendação é responsável por 30% das vendas da Amazon e aumenta a conversão e o cross-selling.
4) Disponibilize várias opções de frete: Tenha o frete grátis, frete rápido e multi-canal. Deixe o cliente escolher o que é melhor para ele.
5) Implemente o one-click-checkout: Facilitar o check-out diminui o abandono de carrinho e aumenta a conversão.
Por: equipe da Chaordic na missão da Rakuten ao IRCE 2013.