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Estudo revela dados do mercado de e-commerce na América Latina

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Um estudo recente da empres yStats.com intitulado “Latin America B2C E-Commerce Market 2014”, revela detalhes sobre o atual status e o potencial de vendas de varejistas online na América Latina. Com um número crescente de usuários de internet na região e os benefícios das compras online, tanto players estrangeiros como os locais colaboram para o share e a expansão do mercado.

A América Latina é a quarta maior região do muno em vendas de e-commerce B2C. Dois países de mercado emergente de e-commerce B2C do continente, Brasil e México estão no topo da lista de 20 países classificados por tamanho de mercado de vendas online. Junto com a Argentina, esses países são responsáveis por quase dois terços de todas as vendas no e-commerce B2C geradas no continente. Enquanto o Brasil é o líder inquestionável de vendas, o México está à frente em crescimento anual, já a Argentina está em primeiro lugar em termos de penetração de consumidores online.

O potencial de crescimento na América Latina vai além desses três líderes. A Colômbia pode ultrapassar o Brasil, Argentina e México em termos de crescimento de vendas nos próximos cinco anos. Outro país com potencial ainda não explorado é o Chile. A penetração da internet no Chile está entre as maiores do continente e o varejo online tem um crescimento bem rápido, com demanda, estando à frente em fornecimento local. No Peru, os usuários de internet acabaram de começar a perceber os benefícios das vendas online, e estão preocupados com a segurança dos pagamentos online por cartão de crédito e o medo que o produto não seja entregue no prazo são alguns obstáculos na adoção das compras online.

Venezuela e Equador deixam esses países para trás em termos de vendas B2C no e-commerce. Na Venezuela, a situação adversa da economia e as restrições de regulação têm um impacto negativo no desenvolvimento do varejo digital, mas as iniciativas de regulação ainda podem reverter a tendência e aumentar as vendas online para grande parte da população. No Equadro, menos de 1% das famílias têm experiência com compras na internet, como em 2014, mas uma expansão da penetração da internet, crescimento da economia e diminuição dos índices de pobreza facilitam o desenvolvimento do e-commerce B2C no país.

O mobile commerce é uma tendência importante no continente, a maioria dos usuários de planos de internet em muitos países é agora mobile, crescendo na penetração dos smartphones. O México é o país líder nessa tendência, com a mais alta penetração de consumidores mobile. Além disso, as vendas online cross-border são características significativas do e-commerce B2C na América Latina.

Como varejo online em muitos países na América Latina está em estágio inicial de desenvolvimento, varejistas online reconhecidos em todo o mundo, como Amazon, eBay e Alipay são destinos populares para os e-consumidores.

No entanto, vários players locais já surgiram. O marketplace MercadoLivre é o site mais visitado na categoria de varejo em todos os países monitorados. Com sede no Brasil B2W Digital é outro player importante, especialmente em seu mercado local, com lojas on-line, tais como Americanas, Submarino e Shoptime. NovaPontocom, que se tornou parte da Cnova NV juntamente com Cdiscount do Groupe Casino, opera lojas on-line e mercados da região. Com sede no Brasil, a loja on-line de artigos , NetShoes, é outro destaque. Varejistas com lojas locais, incluindo Colombian Grupo Exito e Falabella baseado no Chile, também estão desenvolvendo seus canais on-line para tirar proveito da expansão B2C E-Commerce na região.

Fonte: PR NewsWire