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Estudo do Google ressalta a importância do mobile para os varejistas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma nova pesquisa do Google, os consumidores estão progressivamente substituindo seus desktops por dispositivos móveis em todo o mundo. A pesquisa avaliou dados nos EUA, na Alemanha, na Grã-Bretanha, na França e no Japão, além de examinar o papel desempenhado pelos tablets nas tendências mobile.

Para Nicole Leverich, gerente de marketing de produto para mobile do Google, todos os negócios precisam entender que o ambiente móvel transformou a forma como os consumidores fazem decisões de compra. “Logo, os varejistas precisam entender que o mobile também está mudando a maneira como os clientes tomam decisões de compra dentro de suas lojas, como comparando preços. Essa é uma mudança fundamental, e todos os negócios precisam se adaptar”, acrescenta.

A pesquisa do Google avaliou um conjunto de dados de janeiro a fevereiro de 2011 e os comparou com dados de setembro e outubro. Dois mil consumidores de cada localidade foram entrevistados.

Segundo os resultados, o uso de telefones móveis, incluindo smartphones e feature phones, registrou a maior taxa de utilização por consumidores em relação a desktop, tablet, e-reader e console de game.

No Japão, 96% dos consumidores participantes usaram seus telefones durante os dois períodos da pesquisa. 76% dos consumidores alemães usaram seus telefones de janeiro a fevereiro, mas esse índice caiu para 73% entre setembro e outubro. Nos EUA, uma média de 77% dos pesquisados disseram usar seus aparelhos, o que mostra como a penetração do mobile se espalhou globalmente. Já na França, no primeiro período de 2011, 73% dos participantes afirmaram usar seus aparelhos, mas esse índice subiu para 80% no segundo.

O SMS é mundialmente o meio mais efetivo de atingir consumidores, mas, segundo o estudo do Google, a posse de smartphones está em franco crescimento, o que aumenta a necessidade de os varejistas desenvolverem e promoverem apps, sites mobile e campanhas com anúncios.

A pesquisa também apontou que 31% dos consumidores dos EUA disseram ter um smartphone na pesquisa entre janeiro e fevereiro. Esse número chegou a 38% no questionário de setembro a outubro. A Grã-Bretanha foi o local com maior crescimento no uso de smartphones, indo de 30% para 45% durante o ano. O Japão também viu um aumento na posse desse tipo de aparelho, de 6% para 17% no decorrer do ano.

Os tablets, por sua vez, foram mais populares nos EUA, com 9% dos participantes afirmando que os usaram entre janeiro e fevereiro, e 11%, entre setembro e outubro. O uso desse gadget foi menor na França e na Alemanha, com 3% para cada país no primeiro período do ano. No segundo, esse índice chegou a 5% na França e a 6% na Alemanha. No Japão, esse número foi de 5% e 6% na primeira e na segunda pesquisa do ano, respectivamente.

O estudo do Google também avaliou o acesso à Internet via smartphones e descobriu que os EUA e o Japão são os mercados com os maiores usos. O Japão, nos dois períodos da pesquisa, ficou com a primeira colocação, já que 89,5% dos entrevistados de lá afirmaram acessar a Internet via smartphones. Em segundo, ficaram os EUA, com 68%.

Para Leverich, a pesquisa mostra que os varejistas precisam fazer dos dispositivos móveis uma parte central de sua estratégia e levar em consideração as diferentes formas como os consumidores interagem com esses aparelhos. “Mobile é mainstream, e está na hora de os comerciantes se comprometerem com uma estratégia completa para a plataforma”, conclui.

Com informações de Mobile Commerce Daily