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Estudo da IBM mostra tendência para o marketing digital no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

71% dos CMOs (chief marketing officers, ou diretores de marketing) de marcas globais se sentem despreparados para o grande volume de dados encontrados atualmente no mercado, de acordo com estudo lançado pela IBM em outubro de 2011. Dados do trabalho “From Stretched to Strengthened” indicam que uma porcentagem similar (68%) não se sente preparado para atuar em mídias sociais.

Outros assuntos que também foram citados pelos CMOs como de conhecimento insuficiente por suas partes foram o crescimento dos canais de vendas e escolhas de dispositivos a ser utilizado (65%), deslocamento demográfico dos consumidores (63%) e restrições financeiras (59%). Foram incluídas no estudo 13 outras tendências atuais do mercado – incluindo transparência corporativa, citada por 47% -, mas nenhuma delas foi lembrada pelos marqueteiros como área no qual acreditam não conhecer o suficiente.

Mesmo quando os diretores de marketing são divididos em dois grupos, agrupados em alto e baixo desempenho de suas companhias, uma grande parte dos profissionais das empresas de alto padrão se sentem despreparados com relação aos novos assuntos que se desenvolvem no mercado. Como exemplo, 65% dos “top CMOs” se sentem despreparados para a grande quantidade de dados que surgem, 66% para trabalhar em mídias sociais, 57% para as  mudanças demográficas de consumidores e 56% para o crescimento de canais e escolhas de dispositivos.

Olhando para os principais meios que inlfuenciam os CMOs, o estudo mostrou que a tradicional pesquisa de mercado ainda reina suprema, com 82% dos entrevistados as utilizando, sendo seguida por duas outras influências tradicionais, a estratégia corporativa (81%) e o benchmarking competitivo (80%).

De fato, todos os métodos citados por 50% ou mais dos entrevistados são tradicionais, apesar de as novas tecnologias disponíveis serem de grande utilidade. Comunicações online (40%) e blogs (26%) foram às inovações mais citadas como utilizadas pelos CMOs, bem atrás de métodos tradicionais.

Mas estas novas tecnologias devem se tornar muito mais comumente utilizadas pelos diretores de marketing, de acordo com os resultados do estudo. As mídias sociais lideram com 82% dos entrevistados planejando aumentar a utilização destes canais no futuro. Outras novas tecnologias as quais os CMOs também citaram bastante como de aumento em seu uso futuro foram análise dos consumidores e CRM (81% cada), aplicativos móveis (80%), gerenciamento de conteúdos (73%) e aplicativos para tablets (72%).

A única das inovações tecnológias com planejamento de aumento no uso futuro por menos de 50% dos CMOs é a utilização de e-mail, que pode refletir a grande penetração e/ou ascensão de outras tecnologias de comunicação.

Quando solicitados a listar as barreiras no uso de novas tecnologias, as mais citadas foram o custo (71%), seguido por falta de certeza no ROI (62%), questões acerca das ferramentas de implantação (47%), falta de habilidades (46%), insuficiência do marketing e das ferramentas de tecnologia da informação (45%), falta de integração nas tecnologias de informação (43%) e dificuldades no uso (37%).

As empresas com as melhores performances do marketing online dos EUA e do Reino Unido são muito mais propensas a acompanharem de forma proativa e com isso ajustarem as suas campanhas online, de acordo com pesquisa da Forbes Insights e Coremetrics. Resultados do estudo “Bringing 20/20 Foresight to Marketing” indicam que 27% dos profissionais de maior desempenho contra apenas 9% do total avaliam o desempenho de suas champanhas de marketing em tempo real.