Logo E-Commerce Brasil

Estudo avalia desempenho dos botões Share

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Sites que disponibilizam botões de compartilhamento como o do Twitter tem sete vezes mais menções em redes sociais quando comparados com os que não o fazem, de acordo com novo estudo apresentado nesta quinta feira.

O relatório BrightEdge SocialShare Anlysis de setembro mostrou que 53,6% dos 10.000 maiores sites da internet utilizam algum tipo de link social ou botão de compartilhamento em suas páginas, subindo dos 52,5% encontrados em julho passado.

Perto da metade dos 10.000 maiores sites da web ainda não disponibilizaram algum tipo de link ou botão de compartilhamento social.

Para a análise, a BrightEdge selecionou cerca de 4 milhões de tweets aleatoriamente. Seu Social Share Engine determina quando os tweets carregaram informações compartilhadas e quais se utilizaram de ferramentas, botões, links e outros métodos de compartilhamento. Jim Yu, CEO da Bright Edge, afirmou que o estudo sugere que estes botões levam a menções e a atividades através de canais sociais.

Botões que levam ao Twitter, Facebook, LinkedIn e Google ganharam grandes acréscimos no uso com relação ao mês anterior, mas duas plataformas parecem dominar o compartilhamento de conteúdo. Cerca de 50,3% dos maiores sites do mundo tem plug-ins com o Facebook, como o botão “like” e links para páginas de fãs em sua página inicial, e 42,5% disponibilizam botões e links com o Twitter, subindo de respectivamente 49,5% e 42,4% encontrados no mês anterior.

O Google+ apareceu em cerca de 8,1% das páginas iniciais, subindo dos 7,3% anteriores, enquanto o LinkedIn se manteve com estáveis 4%.

No início deste mês, o Google afirmou que poderia disponibilizar os botões +1 para compartilhamento, e no inicio do próximo mês, os usuários poderão utilizar este dispositivo para compartilhar conteúdos de toda internet com amigos no site. O botão +1, que foi lançado em junho, agora já aparece em mais de 1 milhão de sites, com mais de 4 bilhões de visualizações diárias, de acordo com o Google.

Outro estudo apresentado esta semana pela comScore mostrou que 90% dos internautas brasileiros utilizam redes sociais diariamente, com 43,9 milhões fazendo o uso de sites do gênero em junho de 2011. Além disso, o estudo mostra que estes usuários gastaram um total de 12,5 bilhões de minutos no período, o que equivale a uma média de 4,7 horas por mês conectado.