Logo E-Commerce Brasil

Estruturar informação ajuda as empresas nas vendas on line

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Hoje, 50% da jornada de compras começam no mundo online. E 80% das compras online começam com uma pesquisa no site de buscas Google. Podemos deduzir que profissionais de e-commerce estão constantemente procurando formas de tornar seus websites e páginas de produtos mais fáceis de serem encontrados. O problema é que o Google – e todos os outros sistemas de busca – indexam páginas automaticamente por um processo conhecido como “crawling”.

Esse processo é quando um bot ou spider (robôs indexadores) de um sistema de busca segue links de página em página, indexando cada página baseando-se em seu conteúdo e um conjunto de outros fatores. Com mais de 60 trilhões de páginas individuais rastreadas e indexadas somente pelo Google, ter sua página encontrada em uma busca é um desafio enorme. Essa é a razão pela qual a GS1 tem trabalhado com os principais sistemas de busca para fornecer aos varejistas e fabricantes uma forma de descreverem seus produtos, de modo que essas informações sejam legíveis por máquina.

De acordo com David Smith, principal executivo da área de negócios digitais da GS1 no Reino Unido, a nova ferramenta GS1 SmartSearch fornecerá um vocabulário web “linkando” o produto ao seu identificador único – também conhecido como Número Global de Item Comercial-GTIN ou UPC ou EAN – com a mesma lista de atributos utilizados para descrever um produto no mundo físico. O GS1 SmartSearch solidifica e expande a ‘marcação’ disponível para profissionais de e-commerce do Schema.org, focado especialmente em fornecer um método de adicionar dados estruturados de um produto em uma linguagem que um bot ou spider possa entender.

O GS1 SmartSearch disponibiliza uma lista de atributos à qual os profissionais de e-commerce podem atribuir ‘pares de valores’ usando JSON LD. Essa lista é, então, adicionada a uma camada de dados de um website como um script – isso significa que não ficará visível aos visitantes normais do site. Exemplo: se você comercializa máquina de lavar e, se, na descrição do produto tiver o valor de ‘1500 rpm’, os consumidores que estão interagindo com seu site, entenderão o significado. Porém, um “robô” de busca não entenderá. Usar o GS1 SmartSearch permitirá que o desenvolvedor combine o valor ‘1500 rpm’ com o atributo ‘Velocidade de giro’. Dessa maneira, a informação passa a fazer sentido a um “robô” que visita sua página, ajudando-o a “rankiar” sua página e o produto – em posições privilegiadas pelos sistemas de busca.

Benefícios – Há dois benefícios-chaves em estruturar os dados do seu produto em um formato legível por máquina. Primeiramente, tornar seu site o mais amigável possível para que sistemas de busca o encontrem é crucial para o sucesso. Por anos, SEOs (Otimizadores de Sistemas de Busca) têm ajudado os rastreadores a entender os significados de cada página/produto, agora, utilizando o GS1 SmartSearch isso ficou mais fácil.

Com páginas mais bem indexadas, os sistemas de busca retornarão os resultados mais relevantes com um nível de assertividade muito maior. Isso significa que, ao clicar em um produto, é grande a chance dele ser o que você está procurando. Logo, isso não será mais uma visita ao seu website, mas sim uma compra efetiva.

O segundo benefício está relacionado aos dados do seu produto e como você os comunica através da web. Ter informações claras e objetivas para que os sistemas de busca possam encontrá-lo é metade da batalha vencida. Mas seus produtos também podem ser mostrados em outros websites – mercados online, websites de varejistas parceiros ou sites agregadores. Estruturar os dados dos seus produtos permite que você faça uma categorização melhor do seu produto e permite melhor conexão dessas informações. Usar uma lista de atributos consistente e amarrar essas informações ao identificador único de produto proporciona uma indicação clara de autenticidade e propriedade.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.