Nos EUA a prática de comprar com um cupom de desconto é bem antiga, muito antes de existir e-commerce, a utilização de cupons de descontos ficou conhecida em 1887, Asa Candler, usou como estratégia de marketing para o lançamento da Coca-Cola a distribuição de vouchers impressos em revistas que poderiam ser trocados por refrigerantes gratuitamente em stands de venda.
Esta foi a primeira vez na história em que se teve notícia de que cupons foram usados de forma efetiva para atrair clientes e expandir vendas de um produto. No Brasil ainda é uma prática pouco difundida, comparada com o mercado americano.
Todos os tipos de empresas podem usar a estratégia de descontos com cupom na loja virtual?
De certa forma, sim. Quando você pensa em um cupom, não é nada mais (e nada menos) do que uma condição oferecida a um cliente em potencial que, quando eles aceitam, compram o seu produto mais barato do que outras pessoas. Essa é a ideia por trás do cupom.
Na prática, porém, como diria o americano “o diabo está nos detalhes”. E a pergunta que nós deveríamos estar fazendo aqui, não é se o seu negócio pode oferecer cupons, mas como fazê-lo de uma maneira que faz com que toda a estratégia seja rentável desde o primeiro dia.
Confira abaixo as dicas:
1- Cupons gerais vs. Cupons por categoria
Normalmente quando se cria uma ação para disponibilizar cupons de descontos, os lojistas tem o hábito de disponibilizar uma única opção de cupom de desconto, que vale para o site todo. Essa prática não é ruim, mas não é o melhor dos cenários.
O ideal é ter um cupom para cada tipo de categoria no site, pois cada linha de produto tem uma margem para se trabalhar, dessa forma não compromete a rentabilidade da venda, produtos que se vendem por si só, não precisam de cupons, não estimule o cliente a utilizar cupons em produtos que eles já comprariam. ,
Pode se criar um cupom generalista (valido em todas categorias da loja), mas com descontos menores, cupons por categoria podem ter descontos melhores e mais altos.
2- Aumento do tíquete-médio
Uma das maiores dificuldades dos lojistas é fazer com que os clientes gastem mais na sua loja. O uso do cupom de desconto pode ser um auxilio na estratégia para o aumento do tíquete-médio.
Por exemplo, se sua loja tem um tíquete-médio de R$ 150, ofereça um cupom de 10% nas compras a partir de R$ 200,00 e assim por diante. Conforme falamos no tópico acima, crie vários cupons e com varias faixas de desconto atrelado a um valor mínimo de compra.
3- Aumentar as vendas nos finais de semana e feriados
Normalmente os finais de semana e feriados são muito ruins para a maioria do e-commerce, o cupom pode ser um aliado para aumentar o resultado nesse período. Crie cupons específicos para o final de semana, com um titulo bem chamativo “Final de semana maluco”.
Crie uma condição realmente diferenciada para o período. Muito importante também é não repetir a promoção nos demais finais de semana, sempre crie condições e ofertas diferenciadas.
4- Divulgando os cupons de descontos
Não adianta nada você ter cupons de desconto se ninguém conhece, certo?
Criei cupons diferentes para divulgar para sua base de clientes, coloque o código do cupom na peça de e-mail marketing, caso a campanha seja de uma determinada categoria ou tipo de produto, divulgue um cupom especifico, se a campanha for generalistas, utilize um cupom que funcione em todas categorias do site.
Conforme falamos no tópico acima, nas ações de final de semana e feriados, crie banners e coloque o código do cupom na arte, divulgue na home da sua loja, essa estratégia é interessante para impactar clientes que não receberam o e-mail marketing ou deixaram de ser impactado por outras mídias.
Nunca ofereça um cupom para os seus clientes com a mesma condição de um cupom para atrair novos clientes.
Os afiliados são um importante aliado na sua estratégia de cupons. Inscreva a sua loja em alguma rede de afiliados e inicie esse trabalho ou então prospect seus afiliados, de preferência os que são especializados em sites de cupom. Para os afiliados mais importantes crie códigos com as iniciais do parceiro ou até condições diferenciadas, isso ajuda a fortalecer a parceria.
Sempre importante lembrar, não prejudique sua margem, crie cupons que seja vantajoso para ambos, lojista e cliente.
Fonte: Profissional de E-commerce