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Engajamento e vendas são os maiores objetivos do marketing de conteúdo B2B

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Entre os principais objetivos dos programas de marketing de conteúdo para as empresas B2B, destacam-se o engajamento dos clientes e prospects (82%) e a geração de vendas – drive sales (55%), segundo uma pesquisa realizada nos EUA pela HiveFire. Outras metas comuns incluem o ato de educar o mercado (44%) e de aumentar o tráfego ao web site (43%), enquanto a SEO (19%) ruma em direção ao final da lista. Apenas 2% afirmaram ter a liderança de conhecimento (thought leadership) como objetivo primordial em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Estratégia difundida, entretanto falta financiamento

O marketing de conteúdo é a estratégia de marketing mais amplamente utilizada pelas companhias B2B entrevistadas, à frente do marketing de busca (SEO/SEM – 70%), eventos (68%) e relações públicas (64%). Somente 32% declararam usar publicidade impressa/TV/rádio. Ainda assim, apesar da maioria dos comerciantes adotarem esta estratégia, metade afirmou dedicar menos de 30% de seu orçamento a ela, enquanto outros 14% não tem certeza do montante aplicado.

Geração de vendas e Lead: maior objetivo do marketing em geral

Enquanto isso, a prática de gerar vendas e Leads (78%) é o maior objetivo do marketing em geral citado pelos entrevistados, à frente do ato de estabelecer e manter lideranças vanguardistas e de aumentar a notoriedade da marca (ambos com 35%). Curiosamente, apesar da maioria das companhias B2B utilizar o marketing de conteúdo, as vendas (55%) e a liderança de conhecimento (2%) não conduziram sua lista de metas nesse programa, sugerindo a conclusão de que, apesar de popular, esse tipo de estratégia pode não ser a primeira opção para atender os objetivos principais dos marqueteiros.

Curadoria de conteúdo ganha força

O estudo também indica que 56% das empresas B2B estão utilizando a curadoria de conteúdo como parte de sua estratégia de marketing, um crescimento de 17% em relação ao semestre anterior. Quando solicitados a definir curadoria, as palavras mais empregadas entre os entrevistados foram “relevante” (18%), “participativa” (13%) e “organizar” (12%).

O tempo continua sendo o principal desafio nesse quesito, o qual foi citado por 69% dos usuários, seguido pela dificuldade em obter conteúdos originais (66%), problemas em medir os resultados (38%) e recursos humanos (37%). Os métodos mais populares para se avaliar os programas de curadoria de conteúdo são por meio de sistemas e de metodologias próprios (33%) ou ferramentas terceirizadas (25%). Notáveis 13% dos inquiridos disseram mensurar os resultados através de “achismos” e baseados na intuição.

Outros dados importantes:

As empresas B2B citaram as restrições orçamentárias (28%) como seu maior desafio no marketing, superando as limitações de mão de obra (23%).

Com relação aos aspectos desafiantes do marketing, a prática de produzir conteúdos de alta qualidade foi o fator que registrou a maior variação em relação à pesquisa anterior, com queda de 16% nos últimos 6 meses, sendo citado por apenas 27% dos marqueteiros.

No entanto, um estudo divulgado em dezembro de 2011, pela MarketingProfs e pela Content Marketing Institute, apresentou um quadro diferente. Nessa pesquisa, os resultados apresentados indicaram que 41% dos profissionais do marketing B2B têm como principal desafio produzir conteúdos que envolvam os consumidores e os clientes potenciais, com um aumento de 14% em relação ao percentual de 36% registrados em 2010.