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Empresas terão acesso facilitado a vendas online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Sebrae e o MercadoLivre se uniram para lançar uma nova ferramenta de apoio aos pequenos negócios. Trata-se do projeto Primeiro E-Commerce, uma plataforma tecnológica que permite a criação simples e gratuita de uma loja virtual para micro e pequenas empresas. Com a iniciativa, o empresário terá a oportunidade de inserir seus produtos no maior site de compras do país e de ampliar o negócio em âmbito nacional.

“A venda pela internet abre uma enorme gama de oportunidades de negócios, principalmente para micro e pequenas empresas porque não dependem de ter filiais ou lojas para oferecer produtos e serviços em qualquer lugar”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Nosso foco será capacitar esses empreendedores para a melhor gestão no comércio eletrônico”.

Em um mesmo sistema, os empresários poderão montar uma vitrine on line e efetuar transações como pedidos de compras, pagamentos e controle de vendas. Para a criação do site, há várias possibilidades de customização. São oferecidos quatro modelos de loja, com mais de 200 opções de planos de fundo. Além disso, ao aderir ao projeto, o empresário terá direito a três anúncios grátis na página principal do MercadoLivre e bônus de R$ 250 para anunciar o produto por meio de links patrocinados na mesma plataforma. O sistema também permite a integração da loja virtual ao Facebook.

A plataforma e a criação da página virtual são gratuitas, no entanto, a cada venda concretizada serão cobrados 4,99% sobre o valor pago pelo cliente, referentes aos custos de transações financeiras, que serão feitas pelo MercadoPago. Este sistema permite ao empresário oferecer pagamento por meio de todas as bandeiras mais usadas de cartão de crédito, com opções de parcelamento ao consumidor e boleto bancário, além de ter certificação de segurança para dar garantias ao pequeno e médio empreendedor.

“O MercadoLivre é uma plataforma de comércio eletrônico com 13 anos de experiência e atuação em 13 países que busca democratizar o acesso do pequeno empreendedor a este universo. Pela internet um vendedor de Brasília pode competir e negociar com compradores em todo o Brasil. O projeto “1º e-commerce” permite que ele mantenha o foco no seu negócio, já que o sistema facilita a administração das ferramentas tecnológicas que englobam o comércio eletrônico”, afirma Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre para o Brasil.

Pelo projeto, o Sebrae oferecerá capacitações online sobre gestão e comércio eletrônico. A ideia é que as empresas atendidas pelos programas Negócio a Negócio e Agentes Locais de Inovação (ALI) sejam as primeiras a aderir ao serviço. Consultores do MercadoLivre também participarão das capacitações. O convênio não contempla repasse de recursos financeiros entre o Sebrae e o MercadoLivre.

Com informações de Diário Comércio Indústria & Serviços – DCI.