Pesquisa realizada pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC – com 30 sites de comércio eletrônico do país mostra que apenas dois estão adequados à legislação, que entrou em vigor no dia 14 de maio. Levantamento mostra ainda que a situação das vendas online é precária, uma vez que 79% das pesquisadas estão ‘fora’ de todos os parâmetros definidos pela Lei.
O estudo- divulgado neste domingo, 16/06, no jornal o Globo na seção Defesa do Consumidor – mostra que atendimento on-line é insuficiente na maioria das empresas. Também atesta que o prazo de cinco dias úteis para a entrega do produto ao consumidor segue não sendo respeitado. Falta ainda informação sobre como cancelar uma compra.
As lojas pesquisadas, informa o IBRC, são do segmentos loja virtual, turismo, entretenimento, compras coletivas e transportes aéreo e terrestre. Das 30 pesquisadas, apenas 2 – CasasBahia.com e Pluma – cumprem entre 90% a 100% das normas estabelecidas no decreto 7.962, de 14 de maio.
“A lei não pegou. Muitas empresas não interpretam que deveriam cumpri-la como é o caso das empresas aéreas”, reclama o presidente do IBRC, Alexandre Diogo. Segundo ainda o estudo quase 47% dos sites pesquisados não apresentam endereço físico e eletrônico. Apenas 43% colocam – de forma adequada – nome e CNPJ.
Na reportagem, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do ministério da Justiça, Amaury Oliva, discorda da tese que a lei não ‘pegou’. Segundo ele, é preciso dar mais tempo ao mercado para se adaptar à legislação.
Por: Convergência Digital