O índice de satisfação do cliente atingiu 94,94% no segundo trimestre de 2015, uma ligeira queda de 0,06 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano. Apesar da retração, a satisfação do cliente permanece em alta em comparação ao registrado no segundo trimestre do ano passado, de 83%. Entre os setores com os maiores ganhos de performance, o principal destaque ficou para as empresas de turismo, que avançaram 3,1 pontos percentuais em um único trimestre – saindo de 89,1% de satisfação nos primeiros três meses de 2015 para 92,2% no segundo trimestre.
Os dados fazem parte do Benchmark da Zendesk, monitoramento que leva em conta a avaliação dos consumidores, o tempo de resposta e a resolução efetiva de conflitos nas empresas que utilizam a Zendesk como ferramenta de relacionamento com seus clientes. Eles também ajudam as empresas a entender quais setores e países atravessam momentos de melhor performance ou maior desafio em relação à gestão de relacionamentos.
Entre os 36 países participantes do Benchmark, o Brasil aparece na 23ª posição, com 91,7% de satisfação dos consumidores. A média nacional teve queda de 1,1 ponto percentual em relação ao primeiro semestre deste ano.
Além do Turismo, os setores que mais avançaram foram Propaganda & Marketing (de 93,7% de satisfação para 95%) e Mídia & Telecomunicações (de 90,5% para 91,8%). Do outro lado, as maiores quedas de desempenho foram identificadas nas empresas dos segmentos de Mídias Sociais (de 85,6% para 84,6%), Fabricação de Hardware (94,8% para 93,9%) e Imobiliário (94,7% para 93,9%).
Já na comparação entre países, Turquia (70,4% para 73,8%), Tailândia (86,5% para 89,5%) e Chile (84,5% para 87,5%) registraram proporcionalmente os maiores avanços enquanto Indonésia (83,8% para 80,0%), Vietnã (86% para 83,4%) e Índia (85,7% para 83,4%) ficaram com as maiores perdas de performance.
Para ter acesso ao relatório (em inglês), entre neste link. Para acessar a página do Zendesk Benchmark Q2, entre no endereço www.zendesk.com/