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Empreendedores são o foco no programa FBA Logística da Amazon

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Na última quarta-feira, 24, o Amazon Conecta explorou os diferenciais e processos únicos da empresa que permitem o desenvolvimento de pequenos e médios negócios no Brasil. Em uma mesa redonda trazendo dois empreendedores de sucesso e dois especialistas da empresa, o programa FBA (Fulfillment Amazon) foi debatido e explicado em detalhes. 

O programa, lançado em 2020, assume todo o processo logístico dos negócios. Ao se responsabilizar pela entrega, transporte e atendimento aos clientes, a Amazon acredita que a iniciativa possibilita uma chance única aos empreendedores de enfatizar o desenvolvimento de seus produtos em tempo integral. Nicolli Souza, líder de categorias de marketplace, comenta que as vendas podem ser alavancadas em até cinco vezes a partir do uso da ferramenta. 

Os vendedores ao repassarem funções obtêm uma economia de tempo e possibilitam que a empresa apresente um crescimento significativo de maneira constante. Jeferson Casciano, Gerente de Marketplace da Webfones, afirma que após a entrada no FBA o negócio manteve um crescimento de 84% de período em período.  

Garantir a melhor experiência ao consumidor é um dos pilares dentro do programa de logística da Amazon, prezando pela valorização da cadeia de valor completa do cliente. Aderir ao FBA significa passar melhor credibilidade para clientes e fornecedores, assim como representa ganhar mais visibilidade, maior aderência e agilidade, segundo João Gabriel Ceron, CEO da Riverzza. 

O papel da Amazon é a cumplicidade com o vendedor, simplificando ao máximo os processos para que o empreendedor possa desenvolver o melhor produto, completa Rafael Ferreira, líder de negócio FBA na Amazon Brasil.

A tecnologia em si é outro diferencial do programa. A possibilidade de operação autônoma por parte dos empreendedores, execução self service, vêm do dinamismo e da praticidade do programa, sem que haja a necessidade de contratação de uma pessoa especializada, afirma Casciano. 

Ademais, não há custos adicionais para o vendedor parceiro ao aderir ao programa. Internamente, a Amazon trabalha para garantir que o custo final seja atraente, tanto para os vendedores quanto para os consumidores finais, a partir do ganho de escalabilidade na produção, finaliza Ferreira.