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Em apenas 2 anos, plataforma de conteúdo do Ensino Einstein tem mais de 2,5 mi de usuários únicos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Para quem ainda não sabe, a instituição Albert Einstein oferece, além dos serviços hospitalares, um portfólio completo de cursos de formação na área da saúde. Ele vai do Ensino Médio ao Doutorado, e acompanha toda a jornada dos profissionais. Ainda mais interessante é saber que o Ensino Einstein tem mais de 30 anos com mais de 800 produtos sendo oferecidos no e-commerce.

Imagem de duas palestrantes sobre o palco do evento
Débora Junqueira, à esquerda, e Alessandra Marouço (dir.) contaram como a fidelização dos alunos da Academia Digital Einstein ocorre de forma orgânica, uma vez que a plataforma foi construída para levar o conhecimento para o interesse geral / Foto: Giuliano Gonçalves

No Fórum E-Commerce Brasil 2023, Débora Junqueira, Coordenadora Médica do Einstein, e Alessandra Marouço, Head de Marketing do Ensino Einstein, falaram sobre estratégias de conteúdo que aumentaram as vendas e trouxeram cadastrados qualificados.

Segundo Marouço, a ideia inicial do projeto era a de alinhar o ganho de awareness com a capilaridade. “O ganho de awareness nos auxiliou para o alcance orgânico. A Academia Digital passou a fazer parte das estratégias de marketing por meio da experimentação dos conteúdos do Ensino. Essa plataforma permite que novos usuários conheçam o Ensino Einstein e recebam conteúdos gratuitos atualizados por profissionais muito qualificados no mercado de saúde”.

Novo modelo de negócios

Hoje, a estratégia da Academia Digital Einstein, permeia todos os públicos do Ensino. São mais de 60 mil alunos/ano que passam pelos cursos: Ensino Médio Técnico, Graduações, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Doutorado, Residência e Atualização.

Segundo Junqueira, muitos profissionais geravam conteúdos dentro da plataforma, mas ainda havia muitos desafios de como organizar os conteúdos e levar, de forma estruturada, para todos os profissionais e estudantes da área da saúde. Os próprios alunos contribuem com a produção de conteúdos dentro do portal, em parceria com os profissionais da instituição.

“Os conteúdos já eram produzidos dentro do Einstein, mas nós precisávamos estimular essa produção estruturada. Então, nos deparamos com um desafio: ‘como estimular especialistas a produzirem conteúdos gratuitos?’”.

A saída, segundo ela, foi estimular esse profissional com a remuneração indireta — ou seja, valorizar essa pessoa para além da instituição. Assim, uma página mostra o currículo dos autores e todos os seus conteúdos já produzidos. “Estruturamos uma apresentação do profissional, com a sua área de atuação, para atrair entusiastas. Hoje, temos mais de 900 autores produzindo conteúdo de forma voluntária”, afirma.

Qualidade e velocidade de produção de conteúdos

Antes de publicar os conteúdos, a Academia Digital Einstein entendeu o gosto do público consumidor dos produtos. Além disso, o profissional da saúde consumidor dos conteúdos é diverso, que vai de um técnico de radiologia a um cirurgião cardíaco.

Portanto, além de diverso, o conteúdo da plataforma tem outro ponto curioso e desafiador: ele deve ser muito atual, uma vez que a área de saúde passa por atualizações constantemente. Por isso, eles têm data de expiração dentro da plataforma — são literalmente retirados do ar de forma programada para serem atualizados.

Tipos de conteúdos

Em 2 anos de Academia Digital, já são 5 milhões de páginas visualizadas, mais de 250 mil membros e 2,5 milhões de usuários únicos. Essas pessoas têm a possibilidade de acessar conteúdos gratuitos de diversas especialidades e áreas da saúde.

Nesse período, inclusive, a Academia já impulsionou as vendas de mais de 5 mil itens do e-commerce, com a receita concentrada em produtos de tíquete médio alto (justamente Pós-graduação, MBA e Mestrado).

A Academia Digital tem uma taxa de rejeição de apenas 15% e mais de 74% de novos usuários cadastrados dentro da plataforma. Outra curiosidade da plataforma de conteúdo do Ensino Einstein: se antes havia uma dificuldade em atrair produtores de conteúdos, hoje existe uma fila de especialistas na área oferecendo materiais.