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Em 2015, rede Artwalk crescerá 25% impulsionada pelo e-commerce

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Artwalk, rede de lojas de calçados esportivos com estilo urbano, crescerá cerca de 25% o seu faturamento de 2015, apesar do cenário econômico desfavorável. Os números expressivos são resultado de consolidação de novo posicionamento e investimento no comércio eletrônico, que fechará o ano com crescimento de 78%.

“Apenas em 2015 nossa loja virtual cresceu 78% e esse incremento foi o fator principal para nosso resultado ser positivo neste ano, com crescimento de 25% em toda a rede Artwalk”, comentou o executivo da empresa, Luiz Felipe Daud Munhoz, que ainda revelou algumas das alterações feitas e citou as duas mudanças principais para o crescimento do e-commerce da Artwalk: criar um site totalmente responsivo e um trabalho efetivo e terceirizado de SEO para melhorar a venda por meio de buscadores, especialmente o Google. “Investir no relacionamento com nosso cliente, que é jovem e descolado, também foi fundamental”, analisa Munhoz.

Tornar o e-commerce totalmente responsivo significa adaptar o site aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. “O consumidor pesquisa mais hoje, especialmente pelos smartphones, e era uma necessidade ter uma página agradável ao usuário dessa plataforma para engajar e impulsionar a experiência do consumidor que está na loja física comparando preços e pesquisando conteúdos”, explicou Munhoz.

Já o trabalho de SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, é feito em parceria com a Conversion, que envolve um conjunto de técnicas desenvolvido estrategicamente para otimizar o site nos mecanismos de busca. “O SEO, mesmo sendo um trabalho que envolve muita parte técnica, é responsável por cerca de 32% das vendas do comércio eletrônico no Brasil”, explicou o CEO da Conversion, Diego Ivo. Segundo Munhoz, além do aumento de vendas, “as visitas vindas por mecanismos de busca cresceram mais de 250% em 2015 e foram fundamentais para nosso crescimento”.

O crescimento da loja virtual da Artwalk é mais uma demonstração de que o investimento em e-commerce segue na mão inversa da crise. De acordo com dados da 32ª edição do Relatório E-Bit Webshoppers, o e-commerce brasileiro faturou mais durante o primeiro semestre de 2015 do que em comparação ao mesmo período no ano passado: R$18,6 bilhões em 2015 contra os R$16,1 bilhões movimentados em 2014. O mesmo estudo apontou o aumento de 13% no valor do ticket médio das compras.