Na manhã do dia 26 de julho, na plenária Soluções do Fórum E-Commerce Brasil 2023, recebeu Bruno Kerber, Co-CEO da Lexos, e Thiago Franco, CEO da Icomm para falarem sobre as soluções da plataforma Lexos e como escalar o negócio com otimização e automatização de processos manuais.
Kerber abriu a palestra falando que vender no marketplace tem grandes oportunidades, mas também tem grandes desafios, que podem atrapalhar a lucratividade do negócio. Ele pontuou que a Lexos é uma plataforma de e-commerce com 15 anos de experiência que oferece soluções completas para os lojistas que vendem em e-commerces e marketplaces.
Franco foi convidado para compartilhar com o público suas experiências e desafios ao longo da jornada nos marketplaces. Thiago vende na Amazon, Magalu, Shopee, Mercado Livre e Americanas e é influenciador oficial do Mercado Livre.
O executivo da Icomm iniciou sua fala contando que começou a vender na internet há 5 anos, em um quarto pequeno, numa operação minúscula e aos poucos foi aumentando as vendas. Ele destacou que estar nos marketplaces possibilita gerar um grande volume de venda, porém as margens são apertadas e sem uma estrutura eficiente e organizada, fica difícil ter um negócio sustentável.
Franco afirmou que, para ter uma escala saudável, é preciso escalar o faturamento e fazer com que o custo fixo não escale junto. Assim, mesmo com a margem baixa, a conta fecha.
Ele contou que, quando as vendas começaram a crescer, apareceram os gargalos de expedição. Para ele, a venda é a principal alavanca para ter uma empresa sólida, mas outros fatores não podem ser esquecidos. “A gente não pode deixar de olhar para gestão, não pode deixar de olhar que a venda começa lá na ponta e depois toda uma esteira que tem que ser olhada, para daí sim, no final você ter lucro”, afirmou.
A partir daí ele viu a necessidade de ter uma plataforma que possibilitasse ter uma operação enxuta, eficiente e com fluxos automatizados. A Lexos veio para facilitar os processos manuais, otimizar tempo e reduzir custos.
O CEO da Icomm ressaltou que operar com uma plataforma permite que seus produtos subam de uma só vez nos 5 marketplaces onde ele vende. Para ele, isso gera menos custos e mais agilidade. Além disso, com a automatização dos processos ele conseguiu reduzir a praticamente zero os erros de expedição, gerando menos devolução e melhor experiência de compra para o cliente. Hoje ele vende 10 mil pedidos por mês e opera melhor com um time bem menor.
Durante a palestra, o executivo da Lexos perguntou para Thiago quais eram as dores do Financeiro no começo da operação e como estava hoje.
Thiago relatou que antes olhava os marketplaces como um só canal de vendas e depois que passou a ter acesso aos dados da sua operação, mudou a maneira de gerir seu negócio. Hoje ele separou cada canal como uma unidade de negócio, onde cada pessoa olha para um canal e têm meta de faturamento, meta de margem de contribuição, meta de novos produtos e budget de Ads. Com isso, ele conseguiu escalar o faturamento sem colocar novos produtos, sem aumentar a estrutura, simplesmente por ter uma pessoa cuidando daquele canal. “Entendi o poder que tem você dar atenção ao canal de venda com negócio”, concluiu.
Contar com uma plataforma que reduz erros operacionais, otimiza o tempo e escala as vendas é essencial para quem vende nos marketplaces e quer ter lucratividade e sustentabilidade do negócio.
Esse texto foi escrito por Miriam Almeida, em cobertura especial do Fórum E-Commerce Brasil 2023 para o E-Commerce Brasil.