Logo E-Commerce Brasil

Economia, política, mobile e entretenimento afetam consumo

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Embora talvez não seja surpreende que o Brasil é o primeiro país em população digital na América Latina com 84 milhões de visitantes únicos por mês, o uso da internet no Brasil vêm sendo impactado por diferentes mudanças locais que são, em muitos aspectos, distintas das de outros países da Região.

As mudanças climáticas e políticas impactaram o consumo de internet nos últimos meses, bem como o lançamento de programas de TV e o acesso mobile que também são indicadores que explicam o comportamento atual dos Brasileiros na Internet. Aqui estão alguns dados interessantes sobre o Brasil durante os últimos meses:

O cenário brasileiro

  • A categoria de Serviços ocupa o primeiro lugar em alcance no Brasil enquanto Social Media ocupa o primeiro lugar em tempo gasto com mais de 39 milhões de minutos navegados por Brasileiros em Janeiro de 2015;
  • O uso da internet ainda é concentrado entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil com 69.9% do total da composição de visitantes únicos brasileiros vindos dessas duas regiões;
  • Google Sites ainda é a TOP propriedade em visitantes únicos no Brasil, mas 16.9% das entradas em seus sites vêm do Facebook. Isso representa mais de 1.3 bilhões de entradas em Janeiro de 2015. 

Brazil Total Minutes

Entretenimento e mobile

  • Brasileiros amam mais do que as novelas nacionais. Com 6 milhões de visitantes únicos e 23 milhões de visitas em Janeiro, Big Brother Brasil é o maior da categoria de entretenimento – TV em termos de visitantes únicos;
  • Em relação ao impacto da utilização do mobile no Brasil, mais de 8 milhões de visitantes únicos no Brasil são exclusivamente mobile;
  • A migração dos acessos em redes sociais de desktop para mobile também já é uma realidade no Brasil. O alcance das redes sociais no Brasil caiu 2.6% nos acessos via desktop enquanto cresceu 19% nos acessos mobile. Entretanto, ainda é justo dizer que a categoria de Redes Sociais ainda está entre as TOP 5 categorias com maior média de visitas por visitante por mês a partir de desktops e laptops;
  • Enquanto o trânsito no Brasil continua terrível, descobrimos uma nova paixão dos internautas Brasileiros para compartilhar updates em tempo real sobre o trânsito: Waze. O Brasil lidera o ranking mundial em visitantes únicos da versão do Waze para desktop com 822 mil visitantes únicos, cerca de 8 vezes mais do que nos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar com 111 mil visitantes únicos. 

Brazil Reach Social Networking

Política e economia

  • Desde o anúncio da falta de água em Outubro de 2014, o site da Sabesp cresceu 136% em total de visitas de Novembro de 2014 para Janeiro de 2015. São Paulo é o Estado com o maior engajamento sendo responsável por 82% do total de visitas em Janeiro de 2015;
  • Depois das eleições e dos escândalos políticos, o site oficial do governo federal, brasil.gov.br, triplicou o número de visitas em São Paulo de Novembro de 2014 para Janeiro de 2015, duplicando o seu alcance nacional durante o mesmo período;
  • Contraditoriamente, a subcategoria de notícias/informações – política, teve queda em todas as regiões do país em termos de visitantes únicos caindo 54% o total da população entre Novembro de 2014 e Janeiro de 2015. 

Brazil Reach

Com informações de: comScore