Logo E-Commerce Brasil

eBay permite compras virtuais a partir de vitrines físicas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Ao contrário da tumultuada temporada de férias do Hemisfério Norte, o natal na Austrália é uma experiência “ensolarada”. Churrascos e frutos do mar frescos substituem os jantares em vermelho e arbustos floridos substituem as amáveis árvores verdes.

Apesar da diferença climática, o período de férias é uma data relevante para o varejo em ambos hemisférios. Inspirados pela experiência única de férias do país, o e-varejista eBay da Austrália saiu do modelo tradicional de vendas online para produzir uma série de vitrines interativas para a temporada 2014 de férias na Austrália.

A campanha, intitulada “janelas compráveis do eBay” começou a funcionar às 7 da manhã da quinta-feira (dia 4 de dezembro) até às 8 da noite de domingo (dia 7), no Custom House Forecourt em Sidnei. A campanha incluiu quatro janelas que ficaram abertas por 24 horas nos dias da campanha. Os visitantes apreciaram os produtos em cada vitrine, navegaram pelos detalhes dos produtos em uma tela de 46 polegadas instalada no local, além de poderem comprar itens diretamente em seus celulares.

 

Ebay online offline

 

As vitrines foi uma iniciativa criada pelo eBay depois de um relatório interno de compras natalinas, que indicou que 65% dos “Aussies” (australianos) associam a temporada de compras natalinas com símbolos físicos, como música e decorações de Natal, e 37% têm inspirações presente diretamente de vitrines. Com ambos os detalhes sensoriais (incluindo uma máquina de neve e uma playlist de natal) o eBay projetou as janelas para misturar a experiência sensorial física com a conveniência do online.

O varejista preparou as quatro janelas para atrair membros da família australiana: “Mamãe Lycra”, “Papai legal”, “Adolescente sonhador” e “Pequena princesa”. Atores em cada uma das janelas interagiam com os produtos, ajudando o consumidor a imaginar esses itens em suas casas.

ebay 2

 

Na Austrália, o período de 04-07 dezembro foi previsto pela equipe de pesquisa do eBay para ser o mais movimentado período de compras on-line do ano. 7 de dezembro, o último dia da campanha do eBay, foi previsto para ser o mais movimentado dia de compras on-line do país: o eBay esperava 2,6 milhões de visitantes do site da Austrália, 1,5 milhões deles via dispositivo móvel. A empresa espera vender pelo menos 200 mil itens por meio de seu aplicativo móvel, um aumento de 48% em relação a 2013.

A campanha física do eBay é a primeira vitrine “comprável” 24 horas da Austrália, embora a empresa tenha produzido uma ação semelhante com Kate Spade Saturdays em Manhattan no ano passado. O esforço é parte de uma tendência entre grandes varejistas on-line, desde boutiques de luxo até a gigante Amazon, que abrem um lojas físicas temporárias para aumentar a exposição de plataformas on-line e mobile durante a época natalícia.

Fonte: PSFK