Logo E-Commerce Brasil

E-mail marketing: taxa de clique do setor de moda supera o de eletrônicos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um levantamento divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) mostrou que o mercado de e-mail marketing, voltado para a área de eletrônicos, movimentou no Brasil R$ 134,9 bilhões em 2011. Este número chamou a atenção da empresa ZipCode, que realizou pesquisa objetivando uma ampla análise sobre a utilização desta ferramenta e seus resultados.

O estudo da ZipCode, que avaliou a taxa de abertura dos e-mails e a quantidade de cliques, levou em consideração ações realizadas por empresas do setor de eletrônicos junto a seus clientes, com base na plataforma de e-mail marketing oferecida pela empresa.

Os setores de eletrônicos, comunicação e moda foram os que registraram maior índice de visualização de campanhas, com taxa de abertura de 22,9%, 19,3% e 13,2% respectivamente. No entanto, quando levado em consideração a interação do cliente com a mensagem recebida, as posições se alternam. O setor de eletrônicos alcançou a segunda posição com 15,2%, atrás de Moda, com 25,5%, e de comunicação, que obteve 11,3%.

“O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para se comunicar com o cliente. A customização dos serviços e boas práticas do uso da ferramenta são essenciais para garantir o aumento das taxas de entrega e visualização. Por isso é importante traçar estratégias para uma gestão da qualidade de dados, o que faz toda a diferença para o negócio”, explica Arthur Guitarrari, Gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode.