A E-bit/Buscapé contabilizou o resultado para o Dia das Crianças e notou um aumento nas vendas dos lojistas virtuais. Neste ano, o faturamento chegou a R$ 1,47 bilhão, um crescimento nominal de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou R$ 1,34 bilhão.
Entre 28 de setembro e 11 de outubro, na quinzena anterior ao Dia das Crianças, foram realizados 3,81 milhões de pedidos pela Internet. O tíquete médio também subiu, chegando a R$ 385,00 – em 2014 foi de R$ 338,00. As cinco categorias mais pedidas, tendo colaborado em maior peso para as vendas, foram Eletrodomésticos; Moda e Acessórios; Telefonia e Celulares; Cosméticos, Perfumaria e Saúde; e Assinaturas e Revistas/Livros (veja quadro abaixo).
“O comportamento dos consumidores no Dia das Crianças nos surpreendeu positivamente e já nos passa uma ideia de como serão as vendas no Black Friday e no Natal, as próximas datas sazonais. Especialmente em um momento econômico menos favorável, os consumidores estão mais atentos e fazendo pesquisas na Internet em busca das melhores ofertas. Já os varejistas tendem a investir mais nos canais on-line, que geram custos operacionais menores e permitem que sejam mais competitivos para converter vendas”, explica André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit.
Categorias mais pedidas no período (volume de pedidos):
|
|
|
Ranking |
Categorias |
Participação em Volume de Pedidos |
1º |
Eletrodomésticos |
13,2% |
2º |
Moda e Acessórios |
11,8% |
3º |
Telefonia / Celulares |
11,2% |
4º |
Cosméticos e Perfumaria / Saúde |
9,8% |
5º |
Assinaturas e Revistas / Livros |
9,6% |
6º |
Casa e Decoração |
8,8% |
7º |
Informática |
7,0% |
8º |
Brinquedos e Games |
6,3% |
9º |
Eletrônicos |
4,7% |
10º |
Esporte e Lazer |
3,7% |