A E-bit/Buscapé contabilizou o resultado para o Dia das Crianças e notou um aumento nas vendas dos lojistas virtuais. Neste ano, o faturamento chegou a R$ 1,47 bilhão, um crescimento nominal de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou R$ 1,34 bilhão.
Entre 28 de setembro e 11 de outubro, na quinzena anterior ao Dia das Crianças, foram realizados 3,81 milhões de pedidos pela Internet. O tíquete médio também subiu, chegando a R$ 385,00 – em 2014 foi de R$ 338,00. As cinco categorias mais pedidas, tendo colaborado em maior peso para as vendas, foram Eletrodomésticos; Moda e Acessórios; Telefonia e Celulares; Cosméticos, Perfumaria e Saúde; e Assinaturas e Revistas/Livros (veja quadro abaixo).
“O comportamento dos consumidores no Dia das Crianças nos surpreendeu positivamente e já nos passa uma ideia de como serão as vendas no Black Friday e no Natal, as próximas datas sazonais. Especialmente em um momento econômico menos favorável, os consumidores estão mais atentos e fazendo pesquisas na Internet em busca das melhores ofertas. Já os varejistas tendem a investir mais nos canais on-line, que geram custos operacionais menores e permitem que sejam mais competitivos para converter vendas”, explica André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit.
Categorias mais pedidas no período (volume de pedidos):
Ranking | Categorias | Participação em Volume de Pedidos |
1º | Eletrodomésticos | 13,2% |
2º | Moda e Acessórios | 11,8% |
3º | Telefonia / Celulares | 11,2% |
4º | Cosméticos e Perfumaria / Saúde | 9,8% |
5º | Assinaturas e Revistas / Livros | 9,6% |
6º | Casa e Decoração | 8,8% |
7º | Informática | 7,0% |
8º | Brinquedos e Games | 6,3% |
9º | Eletrônicos | 4,7% |
10º | Esporte e Lazer | 3,7% |