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E-commerce segue abrindo oportunidades para a área de TI

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

As informações da 33ª edição do relatório WebShoppers mostram que o comércio eletrônico brasileiro registrou um crescimento nominal de 15% no faturamento, movimentando R$ 41,3 bilhões.

Segundo o estudo do E-bit, o e-commerce nacional deve faturar R$ 44,6 bilhões este ano, o que representará um acréscimo nominal de 8% em relação ao ano passado.

Em paralelo, o crescimento das vendas feitas por dispositivos móveis devem crescer para 18%, segundo o diretor do E-bit, Pedro Guasti. Em 2015, a média do ano foi de 12%, chegando a 14,3% em dezembro.

Que o e-commerce vem crescendo a cada ano já não é uma novidade. Em 2015, o número de consumidores que realizaram pelo menos uma compra via Internet também aumentou, chegando a 39,1 milhões, volume 3% maior se comparado a 2014. A quantidade de pedidos cresceu 3%, atingindo 106,2 milhões.

A maioria dos CEOs de segurança da informação ainda não conseguem ver a oportunidade de atuação neste mercado e acabam ficando presos à segurança dos sistemas do comércio que atua no espaço físico.

Claro que os dois são mercados muito bons a serem explorados, mas é preciso ver qual é a tendência e onde apostar nos próximos meses para obter resultados além do esperado no final do ano.

Para o mercado de segurança da informação, o crescimento do e-commerce segue abrindo mais oportunidades de contratações dos serviços.

Os ataques às redes das empresas, não só das grandes e médias, mas também das pequenas, são cada vez mais constantes e é possível estimar que cerca de 60% não estão com seus sistemas bem protegidos.

Ou seja, a maior parcela dos e-commerces precisam de uma segurança adequada para evitar desastres. É preciso convencer os donos dessas empresas que a prevenção aos ataques é muito mais importante do que a resolução dos problemas, pois estes geram muito mais dor de cabeça e preocupações.

Existem maneiras eficientes de testar a vulnerabilidade da empresa, como por exemplo, através do PenTest. Assim, é possível verificar a vulnerabilidade da rede e encontrar quais são os possíveis locais de ataque dos hackers.