Logo E-Commerce Brasil

E-commerce registra em janeiro 2,99% de inflação

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os sites de e-commerce aumentaram os preços dos produtos na passagem de dezembro para janeiro, segundo o levantamento do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA).

No mês passado o e-Flation subiu 2,99%, alta de 5,79 % em relação a dezembro (-2,80%) e de 4,17 p.p. sobre janeiro de 2012 (-1,18%).

Em janeiro, oito categorias influenciaram o resultados: : “Eletrodomésticos” (+1,02%), “Eletroeletrônicos” (+0,78%), “Informática” (+0,36%), “Telefonia e celulares” (+0,25%), “CDs e DVDs” (+0,18%), “Livros” (+0,18%), “Medicamentos” (+0,16%) e “Brinquedos” (+0,09%). Na outra ponta, destaque para “Perfumes e cosméticos” (-0,02%) e “Cine e fotos” (-0,01%).

Em um ano, o índice acumula deflação de 4,55%, o que representa avanço de 1,21 ponto porcentual em relação ao observado em igual período do ano anterior (-5,76%). O valor é o maior desde novembro de 2011, quando o índice chegou a (-4,27%) no acumulado.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.