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E-commerce na França cresceu cerca de 13% e movimentou 35 bilhões de euros no primeiro semestre de 2016

O comércio eletrônico na França cresceu cerca de 13% e alcançou a marca de €35 bilhões de movimentações financeiras apenas no primeiro semestre de 2016. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (12) pela Federação Francesa de E-Commerce e vendas à distância (Fevad, na sigla em francês).

Os números foram apresentados durante o E-commerce Paris 2016, evento que reúne empresas do setor. Se considerados apenas os primeiros três meses deste ano, o aumento é ainda maior: cerca de 15% de crescimento.

A Fevad atribuiu os bons resultados do mercado online principalmente às transações feitas por dispositivos mobile (como smartphones e tablets), que tiveram um aumento expressivo e registraram um “boom” de 38% no primeiro semestre. O aumento nas vendas por meio de marketplaces online foi de 16%, o que também ajudou os franceses a alcançarem essas cifras.

“Se o mercado mantiver essa forte tendência de crescimento, a movimentação financeira proveniente do e-commerce deve passar a marca dos €70 bilhões”, projetou Marc Lolivier, diretor de planejamento da Fevad.

Mercado

Em volume, a França registrou 230 milhões de transações online – uma diferença de 21% para o mesmo período do ano anterior, que chegou a aproximadamente 190 milhões de vendas. Por outro lado, o valor gasto pelos consumidores, em média caiu para €75.

De acordo com Lolivier, entretanto, essa diferença não deve assustar os lojistas. “Esta queda é compensada pelo crescimento na frequência de compras e um leve aumento do número de clientes online”, avaliou.

Até o final de junho, a França possuía 189.240 sites de e-commerce, número que já superou as estatísticas do mesmo mês de 2015. A Fevad projeta que, até o final do terceiro trimestre, o país tenha mais de 200 mil sites de comércio eletrônico.

Brasil

No Brasil, segundo pesquisa Webshoppers divulgada neste mês pelo e-Bit, o faturamento total no primeiro semestre de 2016 ficou na casa dos R$ 19,6 bilhões, o que significa um aumento de 5,2% na comparação com o ano passado.

Fonte: Ecommerce News