Logo E-Commerce Brasil

E-commerce é opção para quem quer minimizar gastos no início do próprio negócio

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Ter que pagar aluguel, com todos os gastos iniciais de um contrato e os custos fixos mensais, pode adiar o nascimento de um projeto. Mas existem alternativas para este problema e o e-commerce é uma boa opção.

Começar um negócio de zero assusta a maioria dos empreendedores, pois requer um grande investimento inicial e porque exige recuperá-lo o quanto antes.

Escolher um local na rua implica buscar um espaço adequado, pintá-lo, decorá-lo, comprar os móveis e estantes necessários, talvez contratar um funcionário para poder cobrir completamente o horário em que estará aberto, etc.

Em contrapartida, se o primeiro passo se dá com a criação de uma loja online, que é um empreendimento bem mais fácil de iniciar, experimentar e reformular, então é possível abrir uma loja física com mais experiência.

Uma loja online pode começar usando apenas um e-mail e boas fotos dos produtos. Plataformas on line oferecem a possibilidade de criar sua própria loja virtual sem nenhum conhecimento prévio, e o melhor, você pode testar gratuitamente por 15 dias.

Não precisa de designer ou programador para criar uma loja. Você conta com layouts muito flexíveis e personalizáveis, assim pode mudar o layout como preferir para que fique 100% com a cara (identidade) da sua marca.

Os números do e-commerce de 2015

Os números de fechamento anual da Plataforma Nuvem Shop confirmam o quão vantajoso é se juntar ao e-commerce, uma tendência que cresce na Argentina, Brasil e em toda América Latina:

  • 8 a cada 100 usuários de internet na América Latina navegaram pela plataforma
  • 1 a cada 1000 dólares gastos no e-commerce da América Latina foi transacionado na plataforma
  • Os segmentos mais vendidos foram Moda (39%), Saúde e Beleza (13%), Acessórios de Moda (5%), Eletrônico (5%), Casa e Jardim (4%) e Outros (34%)
  • O ticket médio de venda foi de R$192,37
  • 79.284 foram os empreendedores que se animaram a viver o sonho do negócio próprio

Além disso, a Black Friday e a Hot Sale foram as datas com mais vendas na região, o que caracteriza as promoções online como oportunidades de muito intercâmbio comercial – sem contar ocasiões tradicionais como as festas de final de ano, que também vendem em um volume maior.

Aliás, o blog ajuda o empreendedor em todos os pontos possíveis e dá conselhos, por exemplo, de como fazer para conciliar seu empreendimento com seu trabalho atual (se ainda não teve a oportunidade de deixar seu trabalho); como organizar seu escritório em casa, o que precisa saber sobre os trâmites legais na hora de abrir uma loja virtual, etc.

Não se assuste com os grandes números: com pouco pode fazer muito e realizar seu próprio empreendimento.