As empresas que comercializam via internet foram as mais reclamadas no site Reclame Aqui no período de janeiro a junho em todas as regiões do país. Na segunda colocação aparece o setor de telecomunicações. Depois, os fabricantes de eletrodomésticos, eletrônicos e informática.
Os dados foram apresentados pelo site após a finalização de uma pesquisa, que também constatou que os consumidores da região Sudeste são os que mais reclamam, seguidos pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
A pesquisa teve como base os registros de queixas no site Reclame Aqui, cuja base de consumidores cadastrados é de 7,5 milhões. As reclamações também apresentam números grandes. Nos primeiros seis meses do ano contabilizam 5 milhões e 500 mil registros. No mesmo período do ano passado foram 5 milhões e 50 mil reclamações.
Conforme informações do site, mais de 80% dos registros de queixas dos consumidores são resolvidos, em médias, em três dias. As operadoras de cartão de crédito resolveram 83,1% dos casos; os bancos e financeiras, 73,1%. Já as empresas de telefonia fixa só solucionaram 7,2% das reclamações.
Fonte: Diário do Comércio