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E-commerce de compra e venda de energia atinge R$ 3 bilhões em negócios no Brasil

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Brasil consolida-se como um dos grandes players no comércio eletrônico de compra e venda de energia no mundo. As negociações virtuais na principal plataforma online do País, a BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia), atingiram a cifra de R$ 3 bilhões em contratos de fornecimento de energia no mercado livre brasileiro.

Em 48 meses, empresas e industrias utilizaram a plataforma para adquirir um total de 12 mil megawatts, quase a capacidade instalada da usina de Itaipu, uma das maiores do mundo e a maior da América do Sul, que abastece dois países simultaneamente.

A taxa de conversão (percentual entre o volume de visita e as vendas efetuadas) no e-commerce de energia no Brasil, registrada na BBCE, é de 12%, a maior em vendas online no País, que registra cerca de 1,2%. O resultado também está bem acima da média de países com economias mais maduras, como os Estados Unidos, por exemplo, cujo varejo eletrônico apresenta entre 5% e 7% de conversão.

“Em quatro anos, nossa plataforma digital fechou mais de oito mil contratos de compra e venda de energia, consolidando assim o modelo de negócios de intermediação digital na área de energia elétrica no Brasil”, explica Victor Kodja, presidente e fundador da plataforma BBCE. “A estratégia baseada em aproximação com os principais comercializadores, alta transparência e alinhamento com os demais agentes do setor elétrico fez a BBCE alcançar a liderança absoluta do mercado”, acrescenta.