Aconteceu no último dia 06 de dezemrbo a cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2012, promovido pela revista PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios), na sede da Editora Globo, em São Paulo. Esta é a sexta edição do prêmio e as empresas concorreram em três categorias: Negócio de Alto Impacto, Startup e Negócio Social. Além dos vencedores, o corpo de jurados também escolheu uma empresa por categoria para receber uma menção honrosa. O prêmio faz parte do Movimento Empreenda, iniciativa da Editora Globo para encorajar e capacitar o empreendedor brasileiro. A curadoria do prêmio foi feita pelo Insper, parceiro educacional do Movimento Empreenda.
Na categoria Negócio de Alto Impacto, a vencedora foi a ClearSale, fundada por Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa. A empresa detecta fraudes em transações pela internet para lojas virtuais, fazendo a autenticação de mais de 120 mil operações por dia. Isso significa analisar 80% de todas as compras feitas pela web no país. Para 2012, eles esperam futurar mais de 45 milhões de reais. Na mesma categoria, a menção honrosa ficou com a Ideal, agência de comunicação fundada há cinco anos depois que os sócios Eduardo Vieira e Ricardo Cesar ganharam uma concorrência para gerenciar a comunicação do Google no Brasil. A empresa cresceu rápido. Tem atualmente 68 clientes e 170 funcionários. Em 2011, chegou a um faturamento de R$ 11,3 milhões.
A Baby.com.br venceu a categoria Startup. O negócio criado pelos primos americanos Davis Smith e Kimball Thomas em julho do ano passado, quando eles mudaram para o Brasil com suas famílias. Três meses depois já estavam funcionando e na virada do ano já acumulavam um faturamento de R$ 1,5 milhão. A menção honrosa de Startup foi para a Ebios Tecnologia, do empreendedor Ângelo Travi Guerra. A empresa que produz mantas para isolamento térmico e acústico, além de materiais absorventes de óleo para vazamentos usando uma fibra de polipropileno atóxica e reciclável. Para este ano, o negócio deve crescer mais de 120%.
Na categoria Negócio Social, a vencedora foi a Casa & Café, agência criada por Daniele Kuipers para promover o contato entre empregadores e empregados domésticos. Quatro anos depois da fundação, a empresa tem 28 mil babás, 23 mil diaristas e 16 mil acompanhantes de idosos cadastrados, além de 15 mil vagas anunciadas nacionalmente. O site da Casa & Café se tornou um instrumento de inclusão digital para os empregados domésticos, que podem ter acesso a vagas próximas de suas casas de forma ágil e eficaz. A menção honrosa em Negócio Social ficou com a Kapa+, que fabrica produtos costuráveis com fibras e tecidos ecológicos ou reciclados, produzidos num processo socialmente correto. O negócio funciona com uma rede de 50 costureiras terceirizadas como empreendedoras individuais ou cooperativas.
O perfil completo das empresas vencedoras está na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de dezembro, que chega às bancas nesta sexta-feira, 7 de dezembro.
A grande vencedora do Prêmio foi a P3D Educação, que recebeu o troféu de Destaque do Ano. . A empresa fundada por Mervyn Lowe Neto produz um software baseado em modelos 3D usado em salas de aula. Assim, os professores podem explicar aos alunos do ensino fundamental e médio como cada parte do corpo humano funciona, por exemplo. A empresa fornece para mais de 500 escolas no Brasil e perto de 3 mil no mundo. Além da matriz em São Paulo, tem filiais na Espanha e na China e desenvolveu programas traduzidos para 13 idiomas. “No começo, os resultados da empresa vieram de investimentos no exterior. Hoje em dia eu acho que não há lugar melhor para crescermos do que no Brasil. Ao ver outras empresas ganhando em outras categorias, já achei que não íamos ter nenhuma chance. É um reconhecimento enorme”, disse Lowe em seu discurso de premiação.
Com informações de Pequenas Empresas & Grandes Negócios