Logo E-Commerce Brasil

E-commerce brasileiro bate o Europeu nas compras de Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Dezembro de 2013 foi vantajoso para as lojas virtuais no país. Apesar da grande e conhecida oscilação de compras entre o começo do mês, quando são feitas as compras de Natal, e o fim em que começam os períodos de férias, o Brasil apresentou um nível elevado quando comparado com a Europa.

De acordo com a pesquisa realizada pelo codigosdesconto.com.br, o estopim de compras ocorreu no primeiro dia de Dezembro, quando os consumidores foram movidos pela Black Friday da última semana de Novembro.

A Cyber Monday como conhecida, ocorreu no dia 2, porém os compradores virtuais tupiniquins, se adiantaram e foram a internet garantir os primeiros presentes de Natal comprando no dia 1 o dobro da média registrada no mês, que já é alta.

Os índices ficaram elevados até o meio do mês, e começaram a cair apenas no dia 16, com as compras já feitas e o período de festas se aproximando. Apesar da queda já prevista, comparada a alguns países da Europa, a economia nacional do e-commerce mantém mais aquecida e maior.

As compras da véspera de Natal de 2013 no Brasil obtiveram um volume de 54% de operações comparadas a média do mês. Um número maior do que a Espanha que obteve 25% e do que a Polônia que só conseguiu manter 19% da média em compras no dia 24.

O país só não obteve um valor superior ao da Itália que mantiveram seu volume de vendas com 99% do valor em média. Isso porque de acordo com o gerente de Mercado Italiano do portal codicedisconto.com, Stefano Trani, o comprador italiano costuma deixar as compras para a última hora naturalmente, ainda mais que os brasileiros.

Outro fator que contribui para manter este alto índice de compra em um período de queda comum, é o feriado conhecido como dia da epifania que ocorre no dia 6 de Janeiro. Esta data comemorativa possui o costume de troca de presentes entre os familiares, o que representa ainda mais movimentação deste mercado.

Mesmo com esse alto índice Italiano na véspera de Natal, o Brasil ainda manteve-se na frente do país na atividade geral do comércio no período de dezembro, e atingiu o nível de 47% a mais da média de dezembro, contra 23% da Itália, 28% da Polônia e 32% da Espanha.

Fonte:  CodigosDesconto