Segundo a pesquisa da IBM 2012 Holiday Benchmark Report, os compradores online estão usando cada vez mais dispositivos móveis para adquirir presentes nas datas comemorativas, e eles preferem o iPhone e o iPad da Apple para fazerem isso. As compras móveis na Black Friday totalizaram quase ¼ de todas as vendas na data – em 2011, o índice foi de 14,3% e, em 2010, de 5,2%. De acordo com análise da Asymcom (link abaixo), 77% das compras mobile foram feitas em um dispositivo com iOS.
“O iPad gerou mais tráfego do que qualquer outro tablet ou smartphone, chegando a 10% das compras online”, disse a IBM em um press release. Em seguida, vieram o iPhone, com 8,7%, e o Android, com 5,5%.
Horace Dediu, da Asymco, analisou os dados mais profundamente e concluiu que a participação de usuários utilizando Android se estagnou, enquanto que a daqueles com iPhone e/ou iPad cresceu significativamente. “Há dois anos, o iPad estava correndo atrás do Android, mas este ano ele registrou mais de duas vezes o uso do Android”, afirmou.
O Android vem tendo constante crescimento no mercado de smartphones nos últimos anos, com o número total de usuários bem maior que o de iPhone. O iPad continua dominando o mercado de tablets, mas alguns recentes concorrentes, como Nexus 7 e 10, e Kindle Fire HD, podem dar trabalho. Apesar de o Android ter cada vez mais usuários, poucos deles parecem estar utilizando seus aparelhos para fazer compras online.
Para Dediu, a grande questão é o que está fazendo com que usuários de smartphones se comportem de maneira diferente. “O mercado de telefone está mais maduro e possui vários anos de competição para conseguir discernir diferenças entre as plataformas. O padrão é muito claro em relação ao Android: o engajamento é baixo, e a propriedade é alta. Esse padrão não se repete com o iPhone, mesmo ele tendo mais tempo no mercado”.
Com informações de Arstechnica
http://www.asymco.com/2012/11/