Logo E-Commerce Brasil

Dispêndio global em busca paga cresce 33% no 3° trimestre

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os investimentos em links patrocinados não param de crescer em todo o planeta. De acordo com um estudo da Covario, divulgado este mês, o montante investido em anúncios em motores de busca cresceu 33% durante o terceiro trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Google concentrou a maioria desses investimentos, sendo destino de 87% do total, enquanto que o Bing, da Microsoft, teve uma participação mais tímida, representando apenas 7% do orçamento geral. O valor investido no Yahoo, que utiliza a mesma tecnologia do Bing, cresceu 25% em base anual e 5% sobre o trimestre anterior.

O estudo também mostra que, embora as taxas de cliques tenham aumentado apenas 4%, o custo por clique avançou 12% no terceiro trimestre em comparação com o segundo. O que explicaria isso, segundo informações da pesquisa, é que o valor investido em palavras-chave superou o crescente número de consumidores que clicaram nesse tipo de anúncio.

Enquanto isso, os comerciantes estão investindo cada vez mais em anúncios móveis, com incremento de 90% no ano a ano, e de 17% no 3° trimestre em comparação com o 2° trimestre. Por outro lado, a discrepância entre a oferta e a procura resultou em preços inflacionados. Segundo a Covario, o custo por clique de anúncios exibidos em tablets é um ponto percentual maior do que o valor do clique de propagandas de computadores desktop. Ainda assim, quando levado em consideração o custo por clique de anúncios em smartphones, a diferença aumenta para 63% em relação aos computadores desktop.