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Especialistas dão dicas sobre como aplicar a experiência de compra do B2C no B2B

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ana Pio, especialista em atendimento ao cliente da SAP, enalteceu que os compradores B2B também desejam uma experiência semelhante à do B2C, com tecnologia avançada e vendas híbridas. Além disso, ela destacou que a personalização é importante para trazer um conceito de exclusividade.

“As decisões B2B não são 100% racionais, mas também envolvem contexto emocional. Por isso, é importante fornecer conveniência, autoatendimento e uma experiência fluida para os compradores” – Ana Pio / Foto: Ruan Carlos

Durante o Congresso Indústria Digital 2023, Pio reforçou que não se trata apenas de B2B ou B2C, mas de interações humano para humano (H2H). “As decisões B2B não são 100% racionais, mas também envolvem contexto emocional. Por isso, é importante fornecer conveniência, autoatendimento e uma experiência fluida para os compradores”.

Equipes para desenhar soluções personalizadas

Por sua vez, Washington Almeida, diretor de sistema de negócios da CLARO, disse que o mercado B2B é competitivo e apresenta desafios — como a necessidade de personalização e investimento em soluções específicas para cada cliente. Ele lembrou da importância de aproximar o cliente e trazer soluções juntos, respeitando as diferenças entre B2B e B2C.

Em um dos diálogos com Pio, Almeida frisou que “para aprender com o B2C e aplicar no B2B, é importante montar equipes para desenhar soluções personalizadas e dar suporte adequado aos produtos”. Além disso, o executivo acrescentou que é essencial tratar os executivos de forma exclusiva e atenciosa, respeitando suas necessidades e conveniências.

Por Leon Costa, em colaboração para o E-Commerce Brasil