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Dia dos Pais: como se preparar para vender mais em 7 passos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Faltam menos de duas semanas para o Dia dos Pais, comemorado no Brasil em 14 de agosto, e a data é sinônimo de oportunidade para os lojistas, seja no varejo físico ou online. O período favorece não só a escolha do presente ideal, mas também está recheado de promoções e condições especiais de pagamento.

Consumidores e varejistas podem tirar o melhor dessa época do ano, basta que a loja esteja preparada. Para ajudar os comerciantes e facilitar a experiência de compra dos clientes, o Mercado Pago, empresa de soluções de pagamento que atende o Mercado Livre e centenas de lojas online no país e na América Latina, destaca 7 passos a serem seguidos:

1 – Atenção ao estoque

Cada produto tem uma sazonalidade e compreender isso ajudará o lojista a garantir estoque suficiente, para não perder a oportunidade de vender. Uma dica para chegar à quantidade ideal é rever as vendas dos últimos dois anos, assim é possível ter uma ideia da média de vendas e do crescimento de um ano para o outro.

“Isso é muito importante, porque se a loja superestimar a procura para o período pode acabar com uma grande quantidade de mercadoria parada, o que representa prejuízo. Da mesma forma que, se a estimativa calculada for inferior à real demanda, a empresa pode perder a chance de vendas”, explica Celina Ma, Gerente de Marketing do Mercado Pago. O lojista ainda precisa estar atento à entrega, prazos muito longos podem fazer o cliente desistir da compra.

2 – Sistema garantido, menos dor de cabeça

Estar 100% confiante no sistema operacional do e-commerce é um dos passos principais em datas de grande procura, como o Dia dos Pais. O empresário deve checar se a sua plataforma suportará aumento de demanda. Antes de impulsionar as visitas à loja, é fundamental ter certeza de que o sistema está funcionando corretamente e de forma integrada com todos os departamentos que vão utilizá-lo. Enxugar os processos para agilizar os fluxos internos é outra melhoria que pode diminuir a margem de erro e aumentar as vendas.

3 – Comunicação e divulgação assertivas

Enquanto os consumidores buscam o melhor presente para os pais, as lojas competem para serem vistas como o lugar perfeito de compra. Nesse ambiente concorrido, mostrar o seu diferencial nem sempre é fácil. Um ponto positivo é ajudar o comprador a escolher o produto, categorizando os itens no site por perfis de pais, por exemplo: Pai Esportivo, Pai Estiloso, Pai Tecnológico, entre outros. O lojista pode, ainda, recomendar alguns produtos por faixas de preço, auxiliando os clientes com orçamento mais apertado, ou o vale-presente, para os mais indecisos.

Incrementar a comunicação com o consumidor também é importante para garantir sucesso nas vendas. “Há uma série de ações para ajudar na conversão, como, por exemplo, encaminhar e-mail marketing para a base de clientes da loja, divulgar promoções na home page do site, investir em mídia paga, utilizar redes sociais, fazer comunicação personalizada para os compradores de maior valor da empresa. O lojista terá que estudar o seu público e definir a melhor ação para cada grupo e em cada período do ano”, declara Celina.

4 – Promoções atraem clientes

Quem não gosta de obter benefícios na hora da compra? Oferecer vantagens ao consumidor, como frete grátis e cupons de desconto, em datas comemorativas atrai os clientes. Essas ofertas precisam ter “senso de urgência”, indicando que são válidas “somente hoje” ou “até amanhã”.

O lojista deve também facilitar o pagamento aos compradores, disponibilizando parcelamento sem juros e diferentes bandeiras de cartão, por exemplo. Outra dica é investir em ações de cross selling, quando se recomenda produtos complementares aos que já estão sendo adquiridos pelo cliente, como kits para os pais com artigos que combinam entre si.

5 – Atendimento qualificado

O cliente precisa se sentir seguro e o suporte antes, durante e depois da venda pode ser determinante. Colocar à disposição do consumidor um chat online ou via WhatsApp, com horários ampliados, durante o período, é uma das formas de satisfazer e dar mais confiança ao comprador, estimulando a venda.

Mas não basta estar a postos, o time de atendimento tem que ser treinado e estar atualizado sobre todas as ações programadas para a época, para tirar as dúvidas dos clientes. O lojista também precisa ter pessoas suficientes para realizar esse serviço, contratando novos profissionais, se necessário. Para saber se está no caminho certo, a loja pode pedir que cliente avalie o atendimento, assim fica mais fácil identificar as falhas e melhorar o processo.

6 – Prepare-se para devoluções

Manter um bom relacionamento é essencial para fidelizar o cliente e garantir que ele volte a comprar na loja. Estar preparado para devoluções e ser flexível são pontos de atenção levados em conta pelo consumidor. Desde o momento da compra, deve-se deixar claro quais produtos não podem ser trocados e estar ciente de que o cliente pode desistir de uma compra online, no período de 7 dias, e devolver o produto, solicitando seu dinheiro de volta. Nesse caso, o pagamento do frete fica por conta do lojista, por isso, é importante manter sempre uma provisão em caixa para possíveis gastos.

7 – Qualidade nas lojas físicas

Se, além do e-commerce, a empresa tiver também um ponto de venda físico, deve ter uma maquininha de cartões de crédito e débito sempre disponível. “Essa pequena medida mostra a qualidade do atendimento, independentemente do tamanho do negócio. Com a maquininha Mercado Pago Point, por exemplo, o lojista pode oferecer o pagamento com as principais bandeiras do mercado, tem mais controle do gerenciamento das vendas e garante mais fluxo de caixa, recebendo o dinheiro em 1 dia útil para transações de débito e 14 dias para as de crédito, entre outras vantagens”, afirma Celina.

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