O frete, seja em relação ao valor ou prazo de entrega do produto, ainda é um dos fatores mais decisivos na hora de fechar uma compra na internet. De acordo com último relatório Webshoppers, da e-bit, cerca de 67% dos consumidores apontam o valor alto do frete como um dos motivos negativos na hora de fechar uma compra online. O frete caro também é responsável pelos abandonos de carrinhos, antes da finalização da compra.
Criado nos Estados Unidos, o Dia do Frete Grátis é para os consumidores uma oportunidade para comprar sem se preocupar com o valor da entrega. Já para os lojistas, pode ser uma chance de fidelizar seus clientes e atrair mais consumidores para sua loja virtual.
“Para os lojistas a data é a chance de gerar mais vendas. Porém, em alguns casos assumir o frete pode significar prejuízo para a loja, então é preciso planejamento”, explica Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada, plataforma de e-commerce mais popular do Brasil, com 280 mil lojas criadas.
O especialista traz algumas dicas para os empreendedores digitais conseguirem bons resultados através da data, que é comemorada nesta segunda, dia 25.
Na ponta do lápis: A primeira dica é conferir se as margens de lucro da sua loja são suficientes para cobrir os fretes gratuitos dos produtos que serão vendidos. “Nem todos os produtos da sua loja virtual precisam fazer parte do Dia do Frete Grátis. Você pode selecionar alguns, aproveitar os itens que estão parados no estoque, por exemplo. Vale analisar com calma, escolher os que possuem uma boa margem de lucro para não ter prejuízo depois”, explica Adriano.
Preço mínimo: Muitas lojas já usam essa ação para atrair mais clientes. Estipular um preço mínimo pode ser uma das soluções para quem quer participar do Dia do Frete grátis e oferecer todos os produtos da sua loja, mas sem prejudicar as contas da empresa. “Neste caso, o lojista também pode estipular o número de itens, por exemplo, na compra de 3 produtos no site todo, o frete é grátis”.