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Dell mapeia o impacto da tecnologia nas médias e grandes empresas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Dell publicou a segunda edição do estudo Global Technology Adoption Index 2015 (GTAI 2015), voltado a mapear o impacto no uso da tecnologia nos resultados de médias e grandes empresas de 11 países, incluindo o Brasil. Entre as principais descobertas, o levantamento mostra que as organizações que investem ativamente em mobilidade, cloud computing e big data estão experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não investem nessas tecnologias.

O estudo, conduzido pela TNS Research a pedido da Dell, identifica também que, apesar de muitos decisores de TI identificarem a relação direta entre uso de tecnologia e aumento da receita, o custo é citado como a principal barreira para implementação ou expansão dos projetos que envolvam essas tendências tecnológicas.

“Esse estudo reforça a percepção de que a tecnologia representa hoje um fator decisivo para o sucesso das organizações, impactando diretamente nas receitas e ajudando-as a prosperarem e serem mais produtivas”, afirma João Bortone, diretor de Soluções Empresariais da Dell América Latina.

Segundo o levantamento, ao investir em mobilidade, as empresas têm 39% mais eficiência; 21% de melhora nos processos de negócios; e 21% da redução do uso de papel. Na área de cloud computing, os benefícios são tangíveis, principalmente na diminuição de custos (42%); agilidade das tarefas (40%); e melhor alocação de recursos de TI (38%).

Quando falamos em big data, o estudo destaca que os investimentos nessa tecnologia podem endereçar melhor os esforços de marketing (41%); otimizar os gastos com publicidade (37%); e ações mais assertivas nas redes sociais (37%).

Proteção do negócio
Ainda de acordo com o GTAI 2015, as companhias têm reconhecido a importância da Segurança da Informação e estão realizando investimentos mais estratégicos nessa área. Em média, 54% das empresas que responderam ao estudo apontam que usam seus atuais orçamentos de TI para implementar planos de segurança, em vez de apenas atuar reativamente contra as ameaças.

O levantamento mostra ainda que quanto maior a empresa, mais preocupação ela tem com a proteção dos dados. Nesse sentido, o estudo revela que entre as organizações que gastam menos de US$ 10 mil ao ano com TI, cerca de uma em cada cinco não têm qualquer política ou regras de Segurança da Informação.

Fonte: Decision Report