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Deep linking pode ajudar na conversão mobile

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Varejistas online que não acham que as mensagens enviadas aos dispositivos móveis vão dar retorno podem estar desconsiderando cerca de 50% de sua audiência

Assim como os sites, o e-mail também não é mais usado apenas nos PCs desktop. 53% do total desses e-mails foram abertos em celulares ou tablets no terceiro trimestre de 2013, de acordo com uma pesquisa da Experian Marketing Services, um aumento de 48% em relação ao segundo trimestre. E 50% do total de e-mails clicados de varejistas multicanal no terceiro trimestre vieram de smartphones ou tablets.

Outro estudo da empresa de serviços de e-mail marketing Yesmail Interactive descobriu que os pedidos feitos via e-mail no mobile cresceram 40% entre o segundo trimestre de 2013 e o segundo trimestre de 2014.

Os varejistas hoje têm uma gama de opções para atender aos leitores de e-mail “on-the-go” (em movimento). Alguns estão criando e-mails responsivos que se adaptam ao tamanho da tela de seus consumidores. Outros, mais avançados, estão testando recursos ainda emergentes como o “deep linking” que conecta o e-mail diretamente ao aplicativo mobile do lojista.

O varejista de calçados, Crocs Inc, por exemplo, começou a implementar o design responsivo para e-mails na metade de 2013, Segundo Kelsey Vendetti, gerente de e-mail marketing da marca, o número de cliques dos e-mails abertos em smartphones subiu 120% no ano no quarto trimestre de 2014. Já os visitantes que vieram dos e-mails abertos nos tablets aumentaram 16%, de acordo com informações da Custora, o serviço de e-mail marketing da Crocs, diz Kelsey.

“Nossos consumidores são principalmente mulheres “on the go” e o tempo, esforço e custo investidos na otimização do e-mail para dispositivos móveis é um resultado direto ao ver as informações do site”, diz ela. “Ano após ano nós temos visto visitantes dos dispositivos móveis no canal do e-mail crescerem mais de 300%. Porque nossos dados suportam essa iniciativa, é um “no-brainer” que precisamos para continuar avançando nas iniciativas mobile”, diz.

Segundo a Crocs, uma média de 32% dos visitantes vêm de smartphones e 17% dos tablets.

A mais avançada e emergente tecnologia chamada “deep linking” é outra técnica que os varejistas estão usando para obter mais aberturas, cliques e receita a partir dos e-mails entregues à dispositivos móveis. O deep linking leva o consumidor que clica em um link no e-mail aberto no tablet ou smartphone e que possui o aplicativo desse varejista em seu dispositivo móvel diretamente até a página apropriada dentro do app.

A vantagem é que o consumidor geralmente converte mais no aplicativo do varejista que nos sites mobile. A maioria dos varejistas oferece ao consumidor um direcionamento redundante: eles direcionam o cliente até a home page do site mobile e deixam que ele mesmo encontre o produto que despertou o interesse dele.

O varejista RueLaLa.com, que possui mais de 50% do total de vendas por mobile é um dos que adotou o deep linking. Direcionar os consumidores que têm o aplicativo do Rue La La diretamente para o aplicativo a partir do email aumentou a taxa de conversão em 10%, diz Arash Hadipanah, gerente sênior de produtos mobile.

Com informações de: Internet Retailer